Pesquisas

Estudo comprova o alto potencial dos pneus radiais Michelin no aumento da produtividade do agronegócio

Aumento da produtividade da lavoura, redução do tempo de trabalho e menor consumo de combustível


Publicado em: 17/12/2019 às 15:40hs

Estudo comprova o alto potencial dos pneus radiais Michelin no aumento da produtividade do agronegócio

Mais uma vez, a Michelin comprova os benefícios de sua tecnologia radial, em testes conduzidos pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), por meio do seu Setor de Mecanização Agrícola e Inovações Tecnológicas, em Entre Rios, munícipio de Guarapuava (PR). Com início em julho de 2018 e conclusão em junho de 2019, o estudo comparativo, que foi realizado em duas fases, utilizou pneus diagonais e pneus radiais MICHELIN Agribib2.

“A compactação do solo provoca alterações físicas que impedem o crescimento normal das raízes refletindo diretamente na produtividade. Dessa forma, além do estudo comparativo de sistemas de manejo que diferem quanto ao tipo de máquinas e a quantidade de operações necessárias para implantação das culturas, se faz importante verificar se o tipo de pneu utilizado é capaz de minimizar a compactação a ponto de não afetar a produtividade das culturas estudadas”, explica Paulo José Alba, engenheiro agronômico que conduziu o teste.

A primeira fase, de preparo de solo, que teve por objetivo avaliar as performances do trator, da marca Case, modelo Puma com 140 CV de potência nominal, mostrou resultados amplamente favoráveis aos pneus MICHELIN Agribib2 frente aos pneus diagonais: redução de 11,4% de consumo de combustível, aumento de 12,6% de força de tração, redução de 6,2% no tempo de trabalho e redução de 3,4% na rotação do motor.

Já a segunda fase realizou um ensaio comparativo de compactação e seus efeitos diretos na produtividade de milho, em uma área subsolada e sem efetuar subsolagem, com o mesmo trator de 140 CV, e obteve os seguintes resultados ao utilizar os pneus MICHELIN Agribib2:

Redução dos custos operacionais pelo menor consumo de combustível de 11,4%.
Um trator que consuma 20 litros por hora e trabalhe 500 horas por ano economizará mais de R$4.500,00 por safra.

Redução do tempo de trabalho de 6,2%.
Um trator que trabalhe 500 horas por ano ganhará perto de quatro dias, fazendo o mesmo trabalho, que poderão ser destinados a maior produtividade, margem de segurança com os fatores climáticos etc.

Aumento da capacidade de tração de 12,6%.
Esse aumento pode permitir o uso de implementos maiores, dando maior cobertura nas áreas trabalhadas e que reduzirão ainda mais o tempo de trabalho.

Redução da rotação do motor (RPM) de 3,4%.
Essa redução do giro do motor aumenta a vida útil do motor pelo menor atrito de suas partes mecânicas, reduz o desgaste do óleo e do aquecimento geral.

Aumento da produtividade da lavoura de 4,6%.
Em uma plantação de 1.000 hectares que produza 78 sacas/ha poderá ter um aumento de ingresso de R$140.000,00.

Segundo Antonio Koller, Responsável Técnico Produto da Michelin América do Sul, “os pneus MICHELIN são uma resposta às necessidades dos agricultores e dos fabricantes de equipamentos agrícolas que buscam desenvolver a produtividade do setor. Como mostra o estudo, onde o MICHELIN Agribib 2 confirmou seu alto nível de performance durante toda a sua vida, proporcionando menos compactação do solo e mais economia ao agricultor”.

Confira o vídeo do teste:

Fonte: Michelin

◄ Leia outras notícias