Etanol

Estoque de etanol do Brasil é 29% maior ante outubro de 2017

Com o consumo lento e a forte produção do biocombustível são cerca de 11 milhões de litros


Publicado em: 22/10/2018 às 18:00hs

Estoque de etanol do Brasil é 29% maior ante outubro de 2017

Os estoques atuais de etanol no Brasil superam em cerca de 29% os do ano passado - estão em cerca de 11 milhões de litros -, com o consumo lento e a forte produção do biocombustível, informou nesta quarta-feira, 17/10, o analista de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, João Paulo Botelho. "Mas devem ser consumidos durante a entressafra, com retorno da demanda e porque vamos deixar de produzir etanol mais cedo", explicou o analista em evento realizado em São Paulo. Para o fim da entressafra, em 31 de março, Botelho espera "estoques acima da média", porém sem "excesso de oferta".

A antecipação do fim da produção, lembrou o analista, se dará em virtude do clima muito seco no Centro-Sul do Brasil de fevereiro a julho. A falta de umidade comprometeu a saúde das lavouras e deve adiantar o início da entressafra em 15 a 30 dias em relação ao ano passado, levando a uma queda, principalmente, da produção de açúcar. No Nordeste, onde a safra está começando, o clima seco também deve prejudicar as plantações, de acordo com o analista da INTL FCStone.

Botelho comentou ainda que, com a perspectiva de ampla oferta de açúcar e cotações pressionadas, as usinas brasileiras continuarão focadas na produção de etanol. De acordo com o analista, a paridade de preços entre o etanol e a gasolina está no menor nível desde 2010. Os preços do biocombustível subiram em comparação aos do ano passado - em outubro, estão 10% acima de igual mês de 2017 - mas os a gasolina aumentaram mais, em média 21% no País.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias