Clima

Estiagem no RS e BA deve reduzir safra brasileira de soja

Os produtores brasileiros de soja deverão colher 123,589 milhões de toneladas em 2019/20, com crescimento de 3,6% na comparação com o ano anterior, quando a safra ficou em 119,306 milhões de toneladas. A projeção faz parte do mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado


Publicado em: 17/01/2020 às 12:30hs

Estiagem no RS e BA deve reduzir safra brasileira de soja

No relatório anterior, divulgado em dezembro, SAFRAS apostava em produção de 125,465 milhões de toneladas.

SAFRAS trabalha com área de 37,032 milhões de hectares, com aumento de 1,8% sobre o ano anterior e batendo novo recorde. No ano passado, a área ocupou 36,384 milhões de hectares. A produtividade está estimada em 3.354 quilos por hectare, superando o rendimento médio de 3.296 quilos obtido no ano passado.

Segundo o analista de SAFRAS, Luiz Fernando Roque, foram feitos ajustes negativos nas produtividades médias esperadas para os estados do Rio Grande do Sul e Bahia. Já o estado do Pará recebeu um ajuste positivo em seu potencial produtivo.

A baixa umidade registrada na segunda quinzena de dezembro e início de janeiro em algumas microrregiões importantes do RS trouxe problemas para o desenvolvimento das plantas. “As lavouras mais precoces foram as que mais sofreram. Parte das perdas é irreversível, mas se o clima melhorar nas próximas quatro semanas pode haver certa recuperação”, disse Roque.

Já na Bahia, a melhora climática das últimas três semanas, com registro de maior volume de precipitações, trouxe recuperação para parte das lavouras afetadas pela baixa umidade de novembro e primeira quinzena de dezembro. “Apesar disso, parte do potencial produtivo foi reduzido, e somente uma regularidade climática nos próximos 60 dias pode trazer uma nova recuperação”, alerta o analista.

Fonte: Agência SAFRAS

◄ Leia outras notícias