Análise de Mercado

Estão disponíveis as agromensais de NOVEMBRO/18 do Cepea

Confira os indicadores.


Publicado em: 12/12/2018 às 09:40hs

Estão disponíveis as agromensais de NOVEMBRO/18 do Cepea

Açúcar: O Indicador do Açúcar Cristal CEPEA/ESALQ (estado de São Paulo) acumulou alta de 4,01% em novembro, fechando a R$ 68,53/saca de 50 kg no dia 30.

Algodão: Após oscilar em boa parte de novembro, o preço da pluma fechou o mês praticamente estável, em meio às disparidades entre os valores ofertados e pedidos e também da qualidade.

Arroz: O Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% de grãos inteiros, teve média de R$ 41,76/sc de 50 kg em novembro, queda de 6,7% em relação ao mês anterior.

Boi: Os preços do boi gordo levantados pelo Cepea registraram ampla diferença entre os patamares mínimos e máximos no correr de novembro. Essa dispersão esteve atrelada às necessidades de aquisição de agentes.

Café: Apesar de oscilações mais expressivas em alguns dias, as cotações do café arábica encerraram o mês praticamente estáveis no mercado doméstico, reflexo da baixa liquidez. Quanto ao robusta, a menor liquidez interna manteve as cotações domésticas praticamente estáveis em novembro.

Etanol: Os preços dos etanóis no mercado paulista caíram no mês.

Frango: As cotações das carnes de frango resfriada e congelada apresentaram alta no correr de novembro na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, com valorizações mais expressivas observadas no atacado da Grande São Paulo.

Milho: As cotações internas de milho voltaram a avançar no acumulado de novembro. A valorização esteve atrelada à retomada das compras no mercado interno – demandantes buscavam antecipar as aquisições e repor os estoques para o final do ano.

Ovinos: O típico aumento na demanda por carne de cordeiro na época das festas de final de ano gerou expectativas positivas para os agentes do setor, especialmente para dezembro. Em novembro, por enquanto, as negociações ainda não foram intensas e os preços da carne caíram na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea.

Soja: Produtores estiveram focados na finalização do semeio e nos tratos culturais das lavouras de soja da temporada 2018/19, deixando a comercialização de lado.

Trigo: Os preços do trigo no mercado nacional oscilaram, e a liquidez esteve baixa.