Transgênicos

Estados Unidos aprovam canola transgênica rica em ômega-3

Para os agricultores, a canola com ômega-3 oferece uma nova opção de rotação


Publicado em: 20/08/2019 às 07:40hs

Estados Unidos aprovam canola transgênica rica em ômega-3

A Cargill recebeu aprovação para cultivar canola biotecnológica rica em ômega-3 nos Estados Unidos, fornecendo o próximo passo em um trabalho contínuo para comercializar um ingrediente alternativo para uso em alimentos de aquicultura. A gigante agrícola sediada em Minnesota anunciou na quarta-feira que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aprovou sua variedade patenteada de canola para cultivo em solo norte-americano.

Mark Christiansen, diretor-gerente do negócio de óleos especiais da Cargill, disse que a produção de canola rica em ômega-3 oferece vários benefícios. "Ela aborda a crescente lacuna entre a oferta e a demanda de óleo de peixe, bem como a sustentabilidade de nossos oceanos e o fornecimento de peixes selvagens", disse ele à FeedNavigator. "A aquicultura não pode continuar a crescer para atender a demanda do consumidor sem resolver o desafio da escassez de óleo de peixe e do estresse ambiental", completa.

"Em vez de depender do óleo de peixe colhido de peixes gordurosos selvagens, os produtores comerciais de alimentos para peixes podem agora ter um suprimento confiável e uma fonte alternativa de ômega-3 com preços previsíveis. Para os agricultores, a canola com ômega-3 oferece uma nova opção de rotação para renda adicional e melhor saúde do solo, bem como um mercado garantido", comenta.

O trabalho na canola foi realizado em associação com a BASF-Plant Science, disse Christiansen. A empresa alemã desenvolveu a tecnologia usada para integrar material genético de algas e plantas e canola para estabelecer uma cultura de canola capaz de gerar ácidos graxos ômega-3.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias