Café

Espírito Santo recebe novo cultivar de conilon

As mudas demoram seis meses para estarem prontas para o plantio e a produção dois anos


Publicado em: 24/06/2019 às 13:40hs

Espírito Santo recebe novo cultivar de conilon

O Programa de Melhoramento do Conilon, do Incaper do Espírito Santo, desenvolveu uma nova variedade de conilon batizada de Conquista ES8152, que será lançada no dia 26 de junho, em Cachoeiro de Itapemirim, na região sul do estado.

Segundo os pesquisadores, a cultivar reduzirá os custos de produção do fruto em até 30% e sua produtividade chega a ser 11% superior as outras. Abraão Carlos Verdin Filho, pesquisador e coordenador técnico de cafeicultura do Incaper, afirma que a seca de 2014 fez com que os produtores se atentassem mais para os seus cultivos.

“Vínhamos até este período com os agricultores em busca de um material genético mais homogêneo, clonal. Porém, depois da seca, eles começaram a pensar mais sobre a necessidade da variação do material genético que estão plantando”, contou Abraão.

Em 34 anos de programa, apenas uma das dez variedades de conilon lançadas não era clonal, a Robusta Tropical (2000). Diferentemente das variedades clonais, que são normalmente formadas de nove a 14 clones, as de sementes são geradas a partir de 56 materiais genéticos (pais) diferentes.

Para Abraão, ao longo dos anos a base genética das lavouras de café foram reduzidas, usando muitos clones. “Quando reinserimos as sementes, começamos a ter plantações mais sustentáveis e diversificadas”, completa.

Romário Gava Ferrão, coordenador do desenvolvimento da cultivar e pesquisador do Incaper, afirma que os grãos vão gerar de 20% a 30% de economia nas lavouras. Isso porque as mudas vão custar metade do preço das clonais, além disso, haverá menor necessidade de irrigação.

As mudas do Conquista ES8152 demoram seis meses para estarem prontas para o plantio. Depois de plantadas, começam a produzir a partir do segundo ano. São compostas por 56 materiais genéticos, entre clones e híbridos. Tem resistência moderada à ferrugem e sobrevive em condições de seca, apresentando bom desempenho.

Fonte: Café Point

◄ Leia outras notícias