Análise de Mercado

Epagri disponibiliza gratuitamente boletim sobre produção de tomate orgânico

Está disponível para livre download o boletim publicado pela Epagri sobre o Sistema Orgânico de Produção de Tomates em Santa Catarina (Tomatorg)


Publicado em: 20/03/2020 às 16:00hs

Epagri disponibiliza gratuitamente boletim sobre produção de tomate orgânico

A publicação reúne resultados de 16 anos de pesquisa, discriminando as práticas culturais necessárias para produzir tomate orgânico, como produção em abrigos, adubação com base em composto orgânico, enxertia, uso de biofertilizantes e de agentes de controle biológico.

O Tomatorg foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) e lançado em novembro do ano passado na comemoração dos 28 anos da Empresa. “Escolhemos o tomate por ser a cultura mais difícil de ser produzida no sistema orgânico”, disse o pesquisador Rafael Morales.

O sistema desenvolvido pela equipe de Itajaí é resultado da soma de trabalhos de experimentação agrícola, pesquisas participativas com produtores tradicionais de tomate orgânico e da experiência de técnicos da Epagri envolvidos com a cadeia produtiva. As tecnologias indicadas na publicação possibilitam que alguns produtores obtenham rendimentos superiores a 80t/ha – o dobro do observado comumente nos cultivos orgânicos do Estado.

Sistema de produção de tomate orgânico da Epagri reduz custos e aumenta o lucro do produtor

Mais lucro

Um estudo elaborado pela Epagri comprovou que, na comparação com o sistema convencional, a adoção do Tomatorg reduz custos e aumenta o lucro líquido do produtor. No experimento ficou demonstrado que o custo de produção por planta pode cair de R$ 4,58 no sistema convencional para R$ 3,38 no Tomatorg. Como consequência, o lucro líquido do produtor que aderir ao sistema orgânico criado pela Epagri aumenta em 2,7 vezes.

A obra é destinada a técnicos de extensão rural, estudantes de áreas afins à agrícola e agricultores. Clique aqui para baixar gratuitamente a publicação.

Clique aqui para baixar o boletim Tomatorg: Sistema Orgânico de Produção de Tomate em Santa Catarina.