Gestão

Empresa cria sistema de corte que promete reduzir desperdício de grãos na colheita

Tecnologia permite recuperar cerca de um saco de 60 kg por hectare


Publicado em: 20/03/2020 às 12:40hs

Empresa cria sistema de corte que promete reduzir desperdício de grãos na colheita

Para reduzir as perdas de grãos na hora da colheita, uma empresa criou um sistema de corte que promete reduzir o desperdício em até uma saca de 60 kg por hectare.

A tecnologia foi desenvolvida pela Favoretto, em parceria com os Institutos Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação e Metalmecânica. O foco é proporcionar maior eficiência das colheitadeiras em terrenos irregulares.

“Foi percebendo esses desafios que surgiu a ideia de revermos o design de componentes e do sistema de movimentação desses maquinários”, conta o proprietário da empresa, Onivaldo Favoretto, frisando que o projeto se adapta a todas as marcas e modelos de plataformas de corte.

Funcionamento

Na prática, o sistema conta com uma mangueira de plástico, fixada sobre os dedos duplos do sistema de corte, para evitar a rolagem dos grãos para fora da plataforma. Além disso, com os dedos inferiores voltados para cima e estrias laterais que auxiliam no corte, a tecnologia impede o acúmulo de vegetação no maquinário.

“Nesse novo formato, desenhamos os dedos de corte e, ao invés de usarmos a mangueira, agora podemos utilizar um material de aço”, explica Favoretto.

Segundo ele, diversos componentes foram revistos e aperfeiçoados, o que permitiu que o sistema fosse utilizado o mais próximo possível do solo, reduzindo as perdas. Todo o conjunto mantém a barra suspensa entre os dedos, sem atrito inferior, superior, dianteiro e traseiro, dando mais agilidade e leveza ao corte que flutua sobre o solo.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias