Capacitação

Embrapa realiza curso sobre cultivo de tambaqui em Apuí (AM)

Com aulas teóricas e práticas, a Embrapa Amazônia Ocidental promove nos dias 20 e 21 de setembro o curso “Cultivo de Tambaqui em Tanque Escavado”, no município de Apuí (AM)


Publicado em: 18/09/2019 às 08:40hs

Embrapa realiza curso sobre cultivo de tambaqui em Apuí (AM)

Ministrada pelo pesquisador Roger Crescêncio, a capacitação será realizada no dia 20 no Centro Multifuncional - Casa do Produtor e no dia 21 na Fazenda 3 Irmãos. Interessados em participar devem procurar o escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e mais informações podem ser obtidas nos telefones (97) 3389-1134 / (92) 99183-8139.

De acordo com o pesquisador Roger Crescêncio, o estado do Amazonas possui condições favoráveis para a piscicultura, especialmente para o cultivo de tambaqui que é uma das espécies mais consumidas na região. Porém, segundo ele, a atividade é desenvolvida de forma pouco profissional, o que resulta em pouca produtiva e baixa rentabilidade para o produtor. Nesse sentido, o curso busca repassar informações básicas para o desenvolvimento da piscicultura, utilização tecnologias e recomendações de manejo já testadas pela pesquisa. “A produção de tambaqui, carro chefe da piscicultura regional, já se firmou como uma cadeia produtiva altamente rentável que vem crescendo ano a ano. Entretanto, como toda cultura, deve ser conduzida de forma profissional, utilizando-se as técnicas corretas desde o recebimento dos alevinos até a despesca e comercialização”, ressalta Crescêncio.

A capacitação é mais uma ação do projeto Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Piscicultura no Estado do Amazonas – Peixe-Pró, que faz parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No curso serão abordados temas como escolha de área e construção de viveiros, transporte e recepção de alevinos, equipamentos e apetrechos, recria, engorda manejo alimentar e nutrição, qualidade da água, sanidade, sistemas de produção, índices zootécnicos, administração, e despesca.

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental

◄ Leia outras notícias