Milho e Sorgo

Embrapa disponibiliza nova cultivar de milho

Após mais de dez anos de pesquisas, os produtores de milho verde contam agora com mais uma opção de semente no mercado


Publicado em: 09/02/2018 às 10:40hs

Embrapa disponibiliza nova cultivar de milho

O primeiro híbrido de milho verde, o BRS 3046, foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e nomeado de Saboroso. Importante produto para os pequenos e médios produtores, o milho pode ser cultivado ao longo de todo o ano e possui caraterísticas ideais para o consumo in natura e para a produção de alimentos como pamonha, mingau e bolos.

Segundo o pesquisador na área de melhoramento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Milho e Sorgo (Embrapa Milho e Sorgo), em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais, Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, o incentivo para as pesquisas veio da demanda dos produtores, que contam com poucas opções de sementes de qualidade no mercado.

Guimarães ressalta que o milho verde é produzido e consumido em todas as regiões do País, abrangendo tanto a população rural como a urbana. Minas Gerais, Goiás e São Paulo concentram a maior produção. O cereal tem grande valor cultural e é um importante gerador de renda e empregos na agricultura familiar.

“O milho verde é uma cultura tradicional, sendo plantado, com irrigação, o ano todo. Em termos de melhoramento e de lançamento de novas sementes, a demanda pelas pesquisas é alta porque a cultura convive com vários tipos de estresse como as variações do clima ao longo do ano, doenças e pragas. Quando se usa em uma mesma propriedade um mesmo tipo de semente, se cria um risco maior de doenças e de frustração de safra. Essa necessidade de variação de cultivares gera uma demanda maior pelo melhoramento genético”, explicou.

As pesquisas para o desenvolvimento do milho BRS 3046 levaram mais de dez anos. A dedicação se deve à necessidade de o milho verde apresentar características especiais, como a uniformidade do período de colheita, boa janela de colheita, tempo prolongado de prateleira, grãos mais dentados e profundos, sabugo branco, além de pontos diferentes para o consumo in natura ou para a produção de itens a base de milho, como pamonha e bolos.

“O milho verde é cheio de características especiais. Além de ser plantado em todas as regiões, com climas diferentes, o mercado comercial do milho verde tem várias exigências que precisamos levar em conta durante a pesquisa. Apesar de ter a demanda grande pelo milho verde, são poucos materiais diferenciados no mercado, que está concentrado em duas ou três cultivares. Lançamos esta nova semente e vamos dar segmento às pesquisas devido à importância cultural, social e econômica do produto”, explicou Guimarães.

Disponibilidade

As sementes do milho verde BRS 3046 já estão disponíveis no mercado. A cultivar é recomenda para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do País.

A BRS 3046, que pode ser plantada durante todo o ano, é superprecoce e com florescimento em 60 dias. Possui grãos de cor amarelo alaranjado, espiga com comprimento médio de 18 centímetros e produtividade média de 30 mil a 40 mil espigas por hectare. Também é resistente a algumas doenças, como por exemplo, a ferrugem comum.

“É uma opção que a Embrapa oferece ao mercado, que é extremamente exigente. Já fizemos um teste com agricultores e comerciantes na Ceasa Minas e o milho verde da Embrapa foi bem-aceito. Agora a produção será em larga escala e vamos acompanhar o desempenho”.

Fonte: Diário do Comércio

◄ Leia outras notícias