Frigoríficos e Abatedouros

Em 4 meses Sul já exportou seu 1º milhão de toneladas de carne de frango

Mesmo com as exportações gaúchas permanecendo negativas em relação a 2018 (queda de 10% no volume e na receita), os embarques de carne de frango da Região Sul no primeiro quadrimestre de 2019 aumentaram mais de 4%


Publicado em: 16/05/2019 às 11:40hs

Em 4 meses Sul já exportou seu 1º milhão de toneladas de carne de frango

Mesmo com as exportações gaúchas permanecendo negativas em relação a 2018 (queda de 10% no volume e na receita), os embarques de carne de frango da Região Sul no primeiro quadrimestre de 2019 aumentaram mais de 4%, fazendo com que o total exportado no período ultrapassasse o milhão de toneladas. Aliás, primeiro milhão de toneladas do ano, porquanto em cada um dos outros dois trimestres de 2019 esse volume deve não só se repetir, mas também ser ultrapassado.

Quem puxa o aumento, neste caso, é Santa Catarina, cujas exportações aumentaram 16,5%, gerando aumento de receita de 13%. Já o Paraná – que permanece como líder imbatível, detendo 39% do volume exportado nacionalmente – teve aumento de volume menor (de 3,62%), mas um aumento de receita proporcionalmente maior (de, praticamente, 6%), o que indica melhora no preço médio do produto exportado.

Além da Região Sul, também o Nordeste fechou o primeiro quadrimestre do ano com volume superior ao do mesmo período de 2018. A preços inferiores, porém, pois, frente a um incremento próximo de 8% no volume embarcado, a receita cambial obtida recuou 17,5%.

Já o Sul obteve incremento de receita (+4,67%) ligeiramente superior ao incremento no volume. Foi, pois, a única Região contribuinte para o aumento de 1% de receita cambial nas exportações brasileiras de carne de frango do primeiro quadrimestre de 2019.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias