Bovinos de Corte

Eficiência alimentar: quem come menos e ganha mais peso?

A eficiência alimentar é um caminho sem volta dentro do melhoramento genético, por se tratar de uma característica de grande impacto comercial dentro da produção animal


Publicado em: 23/09/2019 às 14:40hs

Eficiência alimentar: quem come menos e ganha mais peso?

Diretamente relacionada ao consumo de alimento, ganho de peso e demais parâmetros associados ao comportamento ingestivo dos bovinos, pecuaristas de todo o mundo estão buscando alternativas para produzir mais carne em menos tempo, visando o aumento da rentabilidade da fazenda.

Levando em consideração que os confinadores brasileiros têm um custo diário de 70% a 90% com alimentação, produzir animais mais eficientes - ou seja, que comem menos e ganham mais peso - é fundamental. Com o tema da sustentabilidade dos recursos naturais em alta, a eficiência alimentar tem ainda mais relevância à medida que reduz as áreas de pastagens voltadas para a criação de bovinos, diminuindo também a produção de poluentes, como o esterco e o metano.

Um dos caminhos para a seleção de animais mais eficientes é a adesão de tecnologias nas propriedades. A Intergado, por exemplo, oferece cochos eletrônicos e balanças capazes de gerar de forma precisa dados de consumo e de comportamento alimentar, bem como os pesos individuais de cada animal em tempo real. As informações, que são geradas diariamente sem causar estresse no rebanho, geram alertas que dão suporte ao produtor na tomada de decisão.

Apesar de ser um assunto relativamente novo no nosso país, posso afirmar que este parâmetro "está na boca" tanto dos produtores que fazem melhoramento genético quanto dos produtores comerciais que praticam sistemas intensivos de produção. Em agosto, participamos da 12ª edição da Expogenética em Uberaba (MG), e a procura para entender e conhecer a importância da eficiência alimentar nos sistemas de produção foi enorme! Detectar touros que produzam filhos mais eficientes e comercializar o sêmen desses animais já é tendência no país, mas acredite: será ainda maior.

Marcelo Ribas

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Marcelo Ribas foi Diretor Técnico e Consultor no setor de Bovinocultura no Valor Orientações Agropecuárias (de 2008 a 2013); Bolsista RHAE – CNPq na Seva Engenharia Eletrônica S.A (2013 a 2016) e Sócio Fundador da Intergado, onde atualmente exerce a função de Diretor Executivo, coordenando os setores Comercial e Pesquisa e Inovação.

Fonte: Piar Comunicação

◄ Leia outras notícias