Governo

ECONOMIA EM QUARENTENA: Governo precisa suspender recolhimento de impostos imediatamente, alerta Maia

Presidente da Câmara de Deputados debate agenda positiva contra a crise com representantes do LIDE em live


Publicado em: 02/04/2020 às 16:00hs

ECONOMIA EM QUARENTENA: Governo precisa suspender recolhimento de impostos imediatamente, alerta Maia

“Ou o governo decide ou o Congresso Nacional”. O sonoro alerta foi emitido nesta sexta-feira (27) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante dos apelos de lideranças empresariais brasileiras por uma suspensão temporária no recolhimento de impostos neste momento de quarentena na economia brasileira. A declaração, saudada por expoentes como o ex-ministro Luiz Fernando Furlan, foi feita durante live promovida pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais).

Logo após assistir ao novo pronunciamento do governo Jair Bolsonaro, o parlamentar defendeu que medidas emergenciais sejam também adotadas, com especial atenção pela equipe econômica, dirigida à mitigação de prejuízos acumulados por setores mais atingidos pelo impacto do novo coronavírus, como os segmentos de shopping centers e companhias aéreas. Segundo Maia, em meio à inabilidade do governo federal em agir de forma mais tempestiva e consistente, o Congresso se articula para dar contribuições efetivas à contenção e à superação da crise econômica.

“É óbvio que o governo já deveria ter feito isso, já deveria ter suspenso os contratos de trabalho e liberado o fundo do seguro-desemprego. O que estamos tentando é soltar essas medidas de uma forma mais integrada, para gerar mais segurança e credibilidade ao mercado e país”, declara.

O presidente da Câmara de Deputados também comunicou aos líderes empresariais participantes da live que, até o presente momento, o Poder Executivo ainda não enviou ao Congresso Nacional a proposta de Reforma Tributária desenhada pelo atual governo. “Se está atrasado, não está na Câmara e nem no Senado. Nós podemos voltar ao debate rapidamente, contanto que superemos essa agenda de curto prazo. Se não tivermos isso, não teremos nem empresa para tributar! Precisamos dar um sentido maior para melhorar o ambiente de negócios e a retomada da economia”, defende o líder legislativo.

Rodrigo Maia também sustenta que cortes profundos nos gastos da máquina pública precisam ser imediatamente adotados. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, “todos os Poderes precisarão se adequar à nova realidade, imposta pela Covid-19”.

“É tempo de medidas efetivas, e não simbólicas. Continuo defendendo que temos que adaptar as nossas despesas, os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Somos o único poder que não aumentou o teto de rendimentos. Foi uma decisão correta, não estou reclamando disso. E não é só salário que deve ser encarado. Por exemplo, a Câmara custa R$ 5,5 bilhões ao ano. Contratamos uma consultoria, a Falconi, que está nos orientando. Neste tempo de guerra, não é ganho político que temos que ter em foco”, afirma.

As declarações do presidente da Câmara dos Deputados foram elogiadas por empresários durante o evento online. De acordo com Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE, Maia tem demonstrando uma liderança firme e consistente num momento de tamanha turbulência no Brasil e no mundo. “Aprendi a navegar há muito anos. Enfrentar mares tortuosos exige coragem. O senhor está demonstrando isso. Receba o nosso respeito”.

Fonte: Íntegra Comunicação Estratégica

◄ Leia outras notícias