Etanol

É preciso torcer pelo etanol, diz especialista

"A FCStone acredita que hoje o etanol esteja a um preço de 14,39 dólares por libra-peso do açúcar"


Publicado em: 08/03/2019 às 17:40hs

É preciso torcer pelo etanol, diz especialista

O especialista Marcos Fava Neves afirmou que é necessário torcer para um consumo grande de etanol hidratado em fevereiro e março para ajudar a derrubar os estoques e começar a safra com perspectivas melhores. Fava Neves é especialista em planejamento estratégico do agronegócio e analista da INTL FCStone.

“Como os preços do petróleo estão estáveis e a gasolina deve permanecer com este preço, o consumo de hidratado deve ser forte. A FCStone acredita que hoje o etanol esteja a um preço de 14,39 dólares por libra-peso do açúcar. Temos que acompanhar: clima, consumo, petróleo, gasolina, câmbio e a evolução dos estoques neste mês de março. Acredito em melhoria”, comenta.

Nesse cenário, até o final de janeiro, já foram processadas 563,29 milhões de toneladas de cana, bem menos que o mesmo período da safra passada, quando o número atingiu 583,83 milhões de toneladas. Além disso, 26,36 milhões de toneladas de açúcar foram produzidas uma queda real sobre as 35,83 milhões de 2017/2018.

“Apesar de terem caído, os resultados da São Martinho foram bons no primeiro trimestre. Conseguiu mesmo com esta situação de preços adversos, ter um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 417,3 milhões (margem Ebitda de 49,5%). Já no caso da Biosev, o Ebitda recuou cerca de 20%, ficando em R$ 471,6 milhões, com margem Ebitda de 38,47%. Quando se coloca o peso da dívida, aí vem o prejuízo. O resultado operacional das empresas é bom, o problema... a dívida”, conclui o especialista da INTL FCStone.

Fonte: FCStone

◄ Leia outras notícias