Nutrição Animal

DSM leva nutrição animal com ciência e inovação para a Festa do Ovo de Bastos

Especialistas da empresa apresentarão os detalhes das soluções que impulsionam a avicultura de postura comercial no mais tradicional evento brasileiro do setor, realizado de 18 a 20 de julho, em Bastos (SP)


Publicado em: 15/07/2019 às 07:00hs

DSM leva nutrição animal com ciência e inovação para a Festa do Ovo de Bastos

Julho de 2019 – A área de nutrição animal da DSM receberá os visitantes do evento mais importante da avicultura de postura comercial do Brasil em seu tradicional estande. Durante a 60ª Festa do Ovo, de 18 a 20 de julho, em Bastos (SP), o time de especialistas da DSM mostrará os diferenciais dos seus ingredientes e suplementos nutricionais que impulsionam a produtividade das aves poedeiras e que contribuem para a saúde animal e para a qualidade dos ovos, bem como para a segurança desse alimento altamente nutritivo que chega às mesas dos consumidores.

Para interagir com os clientes e visitantes, um dos destaques do estande da DSM será a presença de uma máquina realiza a análise da qualidade dos ovos. Nesse processo, o equipamento avalia digitalmente uma série de fatores importantes, como: peso do ovo, resistência da casca, altura da clara (Unidade Haugh, medida de qualidade interna do ovo que considera quantidade de proteínas), coloração da gema, entre outros.

Nutrição de alta tecnologia em favor da produtividade

Entre as diversas pesquisas científicas da DSM para o desenvolvimento de ingredientes que potencializam os índices da produção animal, chama a atenção o conceito OVN® (Optimum Vitamin Nutrition, ou Nutrição Vitamínica Ótima) que, em suma, envolve a administração de vitaminas de alta qualidade nas quantidades e proporções apropriadas a cada estágio de vida e condições de crescimento dos animais. Ou seja, trata-se do fornecimento de vitaminas com uma ótica de melhora do desempenho zootécnico, adicionalmente ao foco de saúde animal.

Outra solução da DSM que tem impacto positivo forte no setor na produção de ovos é o Hy-D®, um aditivo da ração que ajuda a melhorar a resistência óssea das aves (ossos mais fortes e esqueleto mais robusto) à medida que intensifica a eficiência do metabolismo da vitamina D3. “Ao ajudar as aves a absorverem melhor a vitamina D3, Hy-D® contribui para melhorar a resposta imunológica, o desenvolvimento ósseo, o rendimento e a qualidade da carcaça, o rendimento, a qualidade e a eclodibilidade dos ovos, no caso da avicultura de postura comercial”, explica Alexandre Sechinato, gerente técnico de serviços para poedeiras comerciais da área de nutrição animal da DSM.

O especialista lembra que, como a ração é o item de maior custo na produção de aves, as dietas devem permitir que os animais alcancem o pleno potencial genético, maximizando o rendimento e assegurando a ótima saúde. Nesse contexto, ele reforça que “os testes experimentais e a ampla experiência comercial global demonstraram que Hy-D® pode trazer um retorno sobre o investimento acima de 5:1”.

Na Festa do Ovo, também estará entre os destaques da DSM a linha Carophyll, formada por carotenoides que são fundamentais para pigmentação da gema. Para tanto, porém, os especialistas da companhia lembram que os carotenoides precisam de alguns critérios para gerar uma gema de cor atrativa. Entre eles, a ingestão em quantidades suficientes, a absorção em um sistema digestivo saudável, não serem usados como antioxidantes (baixos desafios imunológicos) e não serem utilizados como precursores de vitaminas (bom nível vitamínico). Mas, para que todo o processo seja bem-sucedido e os produtores e a indústria obtenham bons resultados, que são refletidos em toda a cadeia, a DSM ressalta que dispõe de uma equipe consultiva e altamente capacitada para atuar de forma consultiva.

Fonte: Ideal H+K Strategies

◄ Leia outras notícias