Nutrição Animal

DSM coloca a sustentabilidade e a nutrição de camarões na pauta da AquaExpo 2019

DSM mostra soluções de nutrição que contribuem para a produção sustentável de camarões saudáveis e nutritivos no Equador (21 a 24/10); especialistas da empresa participam das discussões técnicas sobre os avanços do setor


Publicado em: 22/10/2019 às 13:40hs

DSM coloca a sustentabilidade e a nutrição de camarões na pauta da AquaExpo 2019

Outubro de 2019 – A área de nutrição animal da DSM marcará presença no Congresso Mundial de Aquacultura, a AquaExpo, de 21 a 24 de outubro, em Guayaquil, Equador. Destaque para a indústria equatoriana de camarões, o evento reunirá experts em aquacultura de todo o mundo, incluindo os especialistas da DSM, que mostrarão as melhores estratégias de nutrição, saúde e produtividade para a aquicultura, com participação na programação técnica. Organizado pela Câmara Nacional da Aquacultura do Equador, a AquaExpo traz as principais melhorias contínuas nas práticas de produção sustentável de camarão equatoriano para melhorar a competitividade do produtor.

O congresso mostra inovação e tecnologia em produtos e serviços e, nesse cenário, o foco dos produtores é atender as demandas dos consumidores que estão cada vez mais conscientes sobre a qualidade dos produtos que consomem e passam a pautar as escolhas também a partir de condições sustentáveis de produção, como a ausência de antibiótico, frescor, qualidade e bem-estar animal. Para todas essas preocupações na produção de camarão, a nutrição adequada é uma ótima estratégia por auxiliar no processo de melhora do desempenho produtivo e a saúde animal, prevenindo enfermidades, preservando a qualidade nutricional dessa proteína animal e garantindo a rentabilidade da atividade.

Na parte técnica, a DSM participará com a palestra “Estratégias para otimizar a sustentabilidade do cultivo de camarões”, em 22 de outubro, a partir das 14h30, com apresentação do Eduardo Yamashita, zootecnista e Gerente de Serviços Técnicos Aqua da DSM para a América Latina. O especialista explicará a evolução da indústria de camarão no Equador, principalmente na sustentabilidade do setor, e mostrará estratégias para otimizar essa produção com o apoio de uma nutrição planejada.

Além da participação com a palestra, a DSM fará reuniões exclusivas com os clientes no programa “Vitamin School”, onde são explicados todos os benefícios das vitaminas para a nutrição animal. Sobre essa ação, Thiago Soligo, gerente de Marketing de Aquacultura para a América Latina da DSM, destaca a apresentação das vitaminas e as qualidades desses produtos. “Reforçamos a importância de trabalhar com ingredientes de qualidade, rastreabilidade e segurança para qualidade do produto final, a produção de camarão e a percepção e segurança do consumidor final”, reforça.

Sustentabilidade na produção de camarões

A demanda por uma produção responsável do camarão é cada vez maior, com preocupações como a rastreabilidade e criação de animais saudáveis e nutritivos, de alta qualidade e produzidos com cuidado e responsabilidade ambiental. Para alcançar esses objetivos, a produção sustentável demanda cuidados com a água e melhor uso dos recursos naturais, além de opções naturais ao uso de antibióticos.

Nesse cenário, Yamashita ressalta a percepção dos consumidores para atribuição de status de sustentabilidade à produção. “O uso de recursos marinhos na dieta do camarão é um fator que define a sustentabilidade, assim como a redução da excreção de fósforo e nitrogênio, nutrientes necessários para o bom crescimento do camarão, mas que, quando excretadas no meio ambiente, causam problemas como proliferação de algas excessivas e degradação da qualidade de água. Nesse sentido, os novos ingredientes para a substituição de farinha e óleo de peixe devem ganhar mais espaço na formulação de dietas para a aquicultura nos próximos anos, diminuindo a dependência desses recursos naturais. Além disso, adição de enzimas é uma alternativa promissora para aumentar a digestibilidade das dietas”, explica.

A DSM desenvolve soluções nutricionais e de saúde que possibilitam o crescimento da indústria da aquicultura de maneira sustentável. As soluções englobam nutrição com níveis adequados de vitaminas e aditivos de saúde, que reduzem o estresse e garantem melhor desempenho de crescimento e sobrevivência dos animais. O portfólio da companhia contém também enzimas para melhor aproveitamento de recursos e redução da liberação de fósforo e nitrogênio em cultivos aquícolas; aditivos que promovem uma melhor qualidade de produto; e alternativas em biorremediação que melhoram qualidade da água e condição do ambiente de cultivo. Com essas soluções, a DSM auxilia os produtores a atenderem a demanda dos consumidores por produtos seguros, consistentes, de qualidade e produzidos de forma sustentável.

Fonte: Ideal H+K Strategies

◄ Leia outras notícias