Gestão

DSM apresenta projeto inovador para produção pecuária sustentável

Tecnologias para a redução de metano serão apresentadas durante a conferência GGAA de 4 a 10 de agosto, em Foz do Iguaçu, Paraná


Publicado em: 09/08/2019 às 13:40hs

DSM apresenta projeto inovador para produção pecuária sustentável

A DSM, empresa global de ciências que desenvolve soluções para as áreas de saúde, nutrição e vida sustentável, é apoiadora da 7ª edição da GGAA, uma conferência internacional sobre gases de efeito estufa e agricultura animal (Greenhouse Gas and Animal Agriculture). O evento será realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, de 4 a 10 de agosto, e é promovido por instituições de grande relevância para o mercado de pesquisa e inovação agropecuária na América Latina: EMBRAPA, Instituto de Pesquisa Agrícola do Chile (INIA Chile), Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA Argentina), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

A semana agitará os debates entre professores, pesquisadores e profissionais de centros de pesquisa de diversas áreas de atuação, com foco em discussões sobre emissões de gases de efeito estufa em decorrência da atividade pecuária. Esse tema faz parte de debates recentes da indústria de produção de proteína animal internacional, que está investigando com profundidade os seus impactos no meio ambiente – e como eles podem ser minimizados. Pensando nesse cenário, a DSM apresentará os principais resultados de uma pesquisa científica aprofundada sobre a nova solução que reduz a emissão de gás metano durante a digestão dos animais ruminantes.

O aditivo nutricional para vacas leiteiras e bovinas é parte do Projeto Clean Cow, uma jornada de pesquisa e desenvolvimento de uma década. De acordo com os resultados de 26 estudos, o produto tem a eficácia comprovada em reduzir as emissões de metano em cerca de 30% e, assim, contribui para a diminuição significativa da pegada ambiental da pecuária. Isso inclui a produção de leite e de carne bovina, principais fontes de proteína de alta qualidade e acessíveis em todo o mundo.

O metano é um subproduto natural da digestão de vacas e outros ruminantes, responsável por mais da metade da pegada de carbono das vacas. Como o dióxido de carbono, o metano é um gás de efeito estufa que tem impacto nas mudanças climáticas. A solução para a dieta de ruminantes fornece aos produtores uma ferramenta eficaz para reduzir essas emissões e, assim, contribuir significativamente para a redução do aquecimento global no planeta, melhorando ao mesmo tempo a segurança alimentar e os meios de subsistência de milhares de pessoas globalmente.

O produto foi submetido recentemente para registro na Europa e estará disponível assim que a autorização da União Europeia for concedida, com um lançamento na região previsto para o final de 2020 ou início de 2021. Essa é uma das soluções da DSM, que busca desenvolver inovações para apoiar seus parceiros e contribuir para uma cadeia de produção mais sustentável para o planeta.

Fonte: Ideal H+K Strategies

◄ Leia outras notícias