Fruticultura e Horticultura

Doença desconhecida afeta pomares no Paquistão

Vírus ainda não identificado tem tomado conta das fazendas na região de Sargodha, estimativa para colheita de laranja este ano é de 30% a menos que o ano passado


Publicado em: 12/09/2018 às 09:20hs

Doença desconhecida afeta pomares no Paquistão

Considera uma das principais regiões de produção de citros do Paquistão, a cidade de Sargodha vem sofrendo há um tempo com o aumento de uma doença ainda não identificada, nos pomares de laranja, onde muitas das árvores estão ficando estragadas. O rendimento esperado para este ano na colheita de frutas é de 30% a menos que o ano passado. Citricultores têm buscado ajuda das autoridades para tomar medidas cabíveis e garantir um contra-ataque a essa doença.

Um funcionário do Instituto de pesquisa de citrinos de Sargodha (CRIS), informou que além do vírus que se espalhou pelos pomares cítricos, o uso de pesticidas em excesso também pode ter sido uma das razões por trás do ressecamento das árvores. Produtores têm reclamado do fato de não terem sido orientados antes com medidas de prevenção pelo Instituto.

Muhammad Nawaz, diretor do Instituto de Pesquisa de Citros de Sargodha, aconselhou os produtores a consultarem especialistas do CRIS para proteger os pomares de laranja contra a doença.

Fonte: The Nation

◄ Leia outras notícias