Saúde Animal

Diarreia em bezerras leiteiras: como evitar?

As duas doenças mais comuns em bezerras leiteiras durante o aleitamento são a diarreia e a pneumonia


Publicado em: 19/11/2019 às 09:00hs

Diarreia em bezerras leiteiras: como evitar?

Além disso, muitas outras morbidades podem ser um problema na fazenda, como infecções oportunistas. Independentemente disso, qualquer doença em bezerras resultará em ganho médio diário reduzido e aumento no custo de criação nas fazendas leiteiras. No entanto, a compreensão de como os patógenos afetam as bezerras ajuda o veterinário decidir sobre o tratamento adequado e a atenuação da doença.

Saber quais são os seus diagnósticos diferenciais para as diarreias de bezerro, dependendo da idade, ajudará suas submissões de diagnóstico a serem efetivos e eficientes, sem gastar muito. A regra geral para todas as submissões de diagnóstico é descobrir quando as bezerras estão iniciando a doença e realizar uma amostra dos animais o mais rápido possível.

PATÓGENOS E PATOGENIA

Nem todas as causas de diarréias em bezerras são patógenos infecciosos

Geralmente pensamos que as principais causas de diarreia em bezerras são microrganismos infecciosos, os quais incluem bactérias, vírus e protozoários. No entanto, não queremos descontar a variabilidade no total de sólidos no leite ou sucedâneo no dia a dia da fazenda. Alterações no total de sólidos de +/- 2% podem ser um fator primário nos distúrbios gastrointestinais em bezerros e em combinação com patógenos, pode ser difícil de tratar, levando ao aumento da mortalidade dos bezerros. O total de sólidos pode ser testado em laboratório de diagnóstico veterinário ou na fazenda com um refratômetro Brix. Lembre-se de que o uso do Brix requer curvas padrão para cada sucedâneo utilizado. A osmolaridade dos sucedâneos também pode ser um problema quando os solutos por volume são muito altos, o que diminui a digestibilidade e pode causar uma atração osmótica no intestino. Finalmente, micotoxinas (ou toxinas em geral) também podem estar associados à diarreia.

1 a 3 dias de vida

O diagnóstico de diarreia em bezerros nos primeiros dias de vida é algo desafiador e, no laboratório de diagnóstico, estimamos que até 50% desses casos não são diagnosticados. Os bezerros que começam apresentar sinais clínicos de diarreia nos primeiros três dias de vida devem ser testados quanto à E. coli enterotoxigênica (ETEC). É importante lembrar que nem todas as E. coli são cultivadas da mesma forma e é importante enviar testes para ETECs, não para E. coli em geral via cultura fecal. O período de risco de diarréia de bezerros ETEC é curto e provavelmente não é um agente causador após os 10 dias de idade.

4 a 10 dias de vida e após 10 dias de vida

Quando os bezerros começam diarreia aos quatro a dez dias de idade, o diagnóstico definitivo se torna mais desafiador devido à infinidade de patógenos que causam a doença. Especificamente, Salmonella entérica tem mais de 2.200 sorotipos conhecidos que são patogênicos! A salmonelose pode resultar em animais portadores persistentemente infectados, semelhantes à história da “febre tifoide”. Isso é comum com a cepa de S. Dublin adaptada ao hospedeiro e também é relatado com Typhimurium. Além dos animais portadores que eliminam esporadicamente, os organismos de Salmonella são capazes de sobreviver em condições ambientais adversas, que perpetuam doenças na fazenda quando o ambiente retorna a condições favoráveis de crescimento.

De cinco dias a duas semanas de idade, é quando vemos o patógeno mais comum na diarreia, o rotavírus. O rotavírus é estável no ambiente por até nove meses em material fecal.

De cinco dias a quatro semanas de idade é quando vemos infecções por coronavírus em bezerros. Os coronavírus entéricos causam doenças e patologias mais graves do que o rotavírus, porque destroem completamente as vilosidades intestinais e frequentemente levam à diarreia secretora. O coronavírus também resulta em patologia do cólon pequeno e grande. Os danos podem ser tão graves que as infecções bacterianas secundárias podem ser causadas por bactérias oportunistas. Os bezerros infectados eliminam quantidades significativas do vírus no ambiente, tornando o vírus muito contagioso. Até 70% das vacas normais eliminam o coronavírus nas fezes, o que torna comum a contaminação do ambiente dos bezerros em qualquer fazenda leiteira.

De uma semana a um mês de idade é quando diagnosticamos Criptosporidiose em bezerros. A espécie mais comum é o parvum, mas o bovis e hominus também podem ser encontrados. O Cryptosporidium causa embotamento das vilosidades intestinais que requer 4 a 14 dias para se regenerar, dependendo de quanto das vilosidades são desnudadas. O parasita pode sobreviver por meses em ambiente úmidos e frios e, por isso, vencem muito bem. A dessecação e a luz ultravioleta são essenciais para matar o parasita em ambientes de bezerros, pois são resistentes a vários desinfetantes. Alvejantes e outros compostos de amônio são frequentemente necessários para limpeza e saneamento interno.

O Clostridium perfringens A é um patógeno oportunista que causa doenças entre os 10 e os 14 dias de idade. Ele é um parasita normal no trato gastrointestinal e requer as condições certas para crescer demais e causar doenças. Quando isso acontece, é tipicamente grave e agudo. Questões nutricionais e distúrbios da microbiota com antibióticos orais são frequentemente associados à doença de Perfringens A. O Clostridium perfringens B e C também está associado à septicemia e doença da bezerra na primeira semana de vida.

O papel da Giardia nas diarreias das bezerras não é claro. Alguns especialistas acreditam que esse é um patógeno primário em apenas cinco a sete dias de idade. Outros pensam que é mais coinfecção e acontece mais tarde na vida, a partir de duas semanas ou mais.

A Coccidiose é outro parasita bastante comum e que pode afetar os bezerros na faixa de 10 a 14 dias de idade, mas devido ao período pré-patente de 21 dias, é discutido o achado de coccídeos em uma flutuação fecal antes das três semanas de idade. A gravidade dos coccídeos é dependente do ano com variabilidade da umidade e 95% dos casos são subclínicos. Os bezerros podem desenvolver a doença por vários meses, por isso também devem estar na lista de diagnóstico diferencial da diarreia no aleitamento. A Eimeria é saudável no meio ambiente e é eliminada em grande número de bezerros subclínicos e clínicos, portanto o gerenciamento ambiental é importante para diminuir futuras infecções.

Opções de diagnóstico

O diagnóstico de diarreia em bezerros evoluiu nos últimos 10 anos para depender fortemente de técnicas de diagnóstico molecular. A cultura bacteriana ainda é importante para a sorotipagem e a sensibilidade microbiana. A coloração rápida com ácido ainda é confiável para infecções parasitárias. A microscopia eletrônica para infecções virais e parasitárias pode estar disponível em laboratórios de diagnóstico específicos. A flutuação fecal é importante para os parasitas, mas é limitada ao perído pré-patente e aos padrões de diarreia. O teste imunológico de fluxo lateral baseado em ouro coloidal tem aplicabilidade em campo, mas pode ser caro.

O diagnóstico efetivo dos problemas de diarreia na fazenda começa com a identificação precoce de bezerros doentes. Quando os bezerros começam a mostrar sinais de doença, é importante porque diferentes patógenos são normalmente encontrados em faixas etárias específicas dos bezerros. A idade dos bezerros afetados também ajudará a identificar fatores de risco de infecção e propagação de doenças, a fim de implementar mudanças no manejo. A Universidade de Wisconsin desenvolveu aplicativos para o iPad para auxiliar na manutenção de registros e identificação de bezerros doentes.

No Laboratório de Diagnóstico Veterinário de Wisconsin, temos um nicho de mercado no diagnóstico e tratamento de problemas de diarreia das bezerras. Contamos com o PCR agrupados em painéis com base na idade do bezerro, porque podemos obter resultados semi-quantitativos com um ensaio em tempo real, ter alta sensibilidade e fazer testes de alto volume com resultados confiáveis. As opções de teste são agrupadas com base na prevalência de cada patógeno, dependendo da idade do bezerro.

As amostras fecais devem ser coletadas o mais rápido possível, quando um bezerro desenvolver diarreia. Se esta coleta demorar vários dias, aguarde o próximo bezerro começar a diarreia e colete uma amostra desse bezerro. Isso dará ao veterinário a maior probabilidade de encontrar o agente causador.

As fezes devem ser coletadas em um recipiente à prova de vazamentos. Copos de amostra com tampa de rosca ou encaixe são aceitáveis e preferimos várias gramas de fezes. Não encha o recipiente até a borda. Além disso, não envie amostras em mangas ou luvas. Eles são difíceis de extrair a amostra e têm uma alta chance de contaminação.

Sendo assim, pensar nas diarreias da bezerra em função da idade da bezerra ajudará o veterinário a identificar e gerenciar os problemas de diarreia das bezerras na fazenda. As opções de diagnóstico são agrupadas com base nos patógenos prevalentes à medida que os bezerros envelhecem. Entre em contato com o seu laboratório de diagnóstico veterinário antes de fazer a amostragem para garantir que sua estratégia de teste seja a mais eficaz e econômica.

SERVIÇO

Essas e outros estratégias de manejo serão apresentadas pelo médico veterinário, Keith P Poulsen no Simpósio Internacional Alta CRIA, que acontece de 28 a 29 de novembro em Uberaba (MG). O evento é uma realização da Alta Genetics e reunirá especialistas de todo o mundo para debater os principais desafios da criação de bezerras leiteiras.

Para inscrições acesse.

Paula Tiveron é médica veterinária pela Universidade de Uberaba (Uniube) e pertencente à equipe técnica do Programa Alta CRIA.
Rafael Azevedo é zootecnista, mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado em zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pós-doutorado em Zootecnia pela UFMG. Atualmente é coordenador do Programa Alta CRIA.

Fonte: Alta Genetics

◄ Leia outras notícias