Setor Sucroalcooleiro

Diana Bioenergia firma contrato e venderá excedente de energia para a CPFL

A Diana Bioenergia, de Avanhandava/SP, irá exportar entre 10 a 12 mil megawatt de energia para a CPFL


Publicado em: 05/12/2018 às 15:40hs

Diana Bioenergia firma contrato e venderá excedente de energia para a CPFL

A Diana Bioenergia, de Avanhandava/SP, irá exportar entre 10 a 12 mil megawatt de energia para a CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, por safra, já a partir da próxima temporada. Para isso, será construído um novo ramal de média tensão, saindo da usina até a cidade de Penápolis/SP.

Atualmente, a Diana Bioenergia gera um excedente de 2 megawatts/hora. "Nossas turbinas geram atualmente 6 megawatts/hora durante a safra, mas usamos apenas 4 megawatts/hora no nosso processo produtivo, então, enxergamos a oportunidade de exportar esses 2 megawatts/hora que hoje `jogamos fora´", explica Leonardo de Freitas Perosi, gerente administrativo financeiro da unidade.

A usina entrou com o pedido na CPFL para exportação da energia, através de duas alternativas. A primeira seria exportar na mesma linha atual que recebem energia hoje, mas esta não se mostrou viável, pois a linha não suportaria. A outra alternativa, foi a construção de uma nova linha, saindo da Diana e chegando em Penápolis/SP, o que foi aprovado pela companhia. A construção da linha está em andamento e a previsão é que em 1º de maio de 2019 a usina comece a exportar energia para a rede.

Segundo a Diana, a iniciativa vai ao encontro do Renovabio, política pública voltada ao setor da bioenergia, que tem, como um de seus pilares, a geração de energia elétrica por parte das usinas, e pode, ainda, gerar uma receita entre 2,5 a 4 milhões de reais por safra.

Fonte: Agência UDOP de Notícias

◄ Leia outras notícias