Análise de Mercado

Desempenho exportador das carnes na terceira semana de junho

Os dados semanais da SECEX/ME apontam que na terceira semana de junho (dias 16 a 22) a receita cambial das carnes aumentou mais de 90% em relação à semana anterior


Publicado em: 25/06/2019 às 11:30hs

Desempenho exportador das carnes na terceira semana de junho

Os dados semanais da SECEX/ME apontam que na terceira semana de junho (dias 16 a 22) a receita cambial das carnes aumentou mais de 90% em relação à semana anterior. É provável, no entanto, que esse incremento seja apenas contábil (oficialmente, a semana teve apenas quatro dias úteis), o que não afasta a constatação de que os resultados do período foram superiores aos das duas semanas anteriores.

Aceitando-se, porém, que os resultados levantados correspondam, efetivamente, aos embarques de 14 dias úteis (quase três quartos dos 19 dias úteis do mês), os totais mensais terão, aproximadamente, a seguinte composição:

  • Carne suína: perto de 60 mil toneladas, quase 1% a mais que o exportado no mês anterior (58,7 mil/t em maio passado);
  • Carne bovina: cerca de 113 mil toneladas, volume 8,5% menor que as 123,3 mil/t do mês anterior;
  • Carne de frango: quase 363 mil toneladas, resultado 3,2% superior ao do mês anterior (351,4 mil/t em maio/19).

Oportuno ressaltar, ainda, que – por ora - apenas a carne suína registra valorização. Das mais significativas, pois seu preço médio, até aqui, se encontra 48% acima do registrado no mês passado. Já as carnes bovina e de frango mostram evolução de preço negativa em relação ao mês anterior, com quedas de, respectivamente, 0,61% e 4,68%.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias