Avicultura

Descartes de galinhas pesadas atingem preço recorde

O acompanhamento diário efetuado pela Jox Assessoria Agropecuária do mercado de descartes de galinhas pesadas (matrizes de corte em final de produção) indica que em maio corrente os preços do produto vêm registrando valor recorde aparentemente histórico


Publicado em: 21/05/2019 às 18:40hs

Descartes de galinhas pesadas atingem preço recorde

Comercializados, em média, por R$1,95/kg nos primeiros 15 dias de maio, os descartes de galinha pesada obtiveram no ano (cinco meses e meio), valorização de, praticamente, 70% (R$1,15/kg em dezembro de 2018).

Mas o que mais chama a atenção é a variação anual: incremento de 129% sobre maio de 2018. Porque, há exatamente um ano, os preços pago pelos descartes de galinhas pesadas retrocediam ao pior valor nominal registrado desde janeiro de 2014.

À primeira vista esse é um movimento natural, que apenas acompanha a valorização observada no mercado do frango. Notar, porém, que enquanto a valorização do frango vivo em um ano fica em 50%, a dos descartes aproxima-se dos 130%.

Isto é uma clara indicação de baixa disponibilidade do produto no mercado, situação antecipada pela queda de mais de 3% no alojamento de matrizes de corte em 2018. Ou seja: para garantir o abastecimento presente e futuro de pintos e de carne de frango, o setor vem retendo as reprodutoras além do que seria a “idade normal de descarte” e, com certeza, buscando um novo ciclo de produção através da muda induzida.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias