Maquinas e Implementos

Delphi Technologies alerta para importância de manutenção preventiva das bombas injetoras em máquinas agrícolas

Neste período repleto de desafios por conta da pandemia de coronavírus que atingiu todo o mundo, o setor agrícola é uma das áreas de produção que continuaram a todo vapor


Publicado em: 24/06/2020 às 14:20hs

Delphi Technologies alerta para importância de manutenção preventiva das bombas injetoras em máquinas agrícolas

Foi registrado um crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2020 comparado com o quarto trimestre do ano passado. E apesar do momento desfavorável para o mercado, o PIB da agropecuária brasileira deve ter alta de 2,5% neste ano, segundo previsões da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac). Sendo assim, a área de produção foi o único setor com alta registrada durante o período analisado.

Por fazer parte da classificação de serviços essenciais, uma vez que o setor é responsável por produzir alimentos para a população, o trabalho realizado pelos agricultores e máquinas prosseguiu, praticamente, com a mesma rotina, com exceção de mudanças de hábito de higiene e cuidados com a saúde. E para as máquinas agrícolas continuarem funcionando de forma eficiente, um dos cuidados necessários é com a manutenção das bombas injetoras mecânicas, presentes no sistema de injeção dos motores a diesel.

Importância da manutenção preventiva

A Delphi Technologies, líder em gerenciamento de motores, fabrica a bomba injetora DP310, que é uma evolução do modelo DP210. A peça é a única que funciona de forma 100% mecânica e é capaz de atingir os níveis de emissão MAR1, que exige legalmente, por meio do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), a diminuição do teor de enxofre e ruídos emitidos.

Uma vez que a manutenção completa indicada para veículos de grande porte deve acontecer nos períodos entressafra anuais, podendo demorar de três até cinco dias, é extremamente importante realizar uma checagem preventiva para evitar danos e pausas nas atividades. Segundo Fernando Marcelino, técnico de Suporte ao Cliente da Delphi Technologies, esse tipo de intervenção contínua e rápida pode proporcionar o pleno funcionamento mecânico do veículo ou máquina, além de evitar surpresas indesejadas.

“Além de garantir a continuidade do trabalho, essa intervenção garante mais segurança no controle de custos adicionais que podem surgir após um período de utilização das máquinas com alguma peça apresentando defeito. No caso da bomba injetora, sintomas como falha e oscilação no funcionamento do motor, ruídos fortes como se estivesse serrando, variação de rotação e excesso de fumaça podem indicar possíveis avarias no sistema”, completa Marcelino.

Dicas para evitar problemas

Uma das principais vantagens de utilizar o diesel como combustível é seu consumo mais eficiente, principalmente para veículos de porte elevado. Por isso, é importante verificar o desempenho do motor sempre que o veículo ou máquina estiver sendo utilizada, pois o excesso no consumo de combustível pode indicar algum desajuste na bomba injetora, que deverá ser analisada em um Posto de Serviço Autorizado.

Outro ponto importante é checar com frequência o nível de óleo do motor, que deve sempre estar em funcionamento com a quantidade correta. Caso contrário, as peças, incluindo a bomba injetora, começam a se arrastar e funcionar de forma inadequada, causando diversos danos em todo o sistema.

Funcionamento e funções da bomba injetora

A bomba injetora DP 310 é um dos componentes mais importantes do sistema de alimentação dos veículos, sendo responsável por injetar o combustível no motor para que ocorra a combustão. Presente como item de fábrica dos modelos de 10 marcas no Brasil, a peça fabricada pela Delphi Technologies pode ser utilizada em motores de até 160 cv, garantindo robustez e máxima eficiência no trabalho realizado pelas máquinas agrícolas.

Seu desempenho garante um melhor controle da regulagem da injeção, aumentando a quantidade de combustível em curva de torque e potência, além de proporcionar um melhor sincronismo entre a bomba injetora e o motor.

“A sustentabilidade e inovação fazem parte do DNA da Delphi Technologies, oferecendo alternativas que, além de beneficiarem o meio ambiente, garantem o máximo desempenho dos motores. E se tratando da produção agrícola, que geralmente envolve um trabalho mais pesado das máquinas, é necessário que uma peça como a bomba injetora, por exemplo, garanta durabilidade e confiança aos produtores”, afirma o especialista da Delphi Technologies.

Fonte: Printer Comunicação

◄ Leia outras notícias