Análise de Mercado

CUSTOS: Estão disponíveis os relatórios de Custos de Produção do CEPEA

Estão disponíveis os relatórios de Custos de Produção de Cereais, Pecuária de Corte e Pecuária de Leite


Publicado em: 17/09/2018 às 09:40hs

CUSTOS: Estão disponíveis os relatórios de Custos de Produção do CEPEA

Cereais, fibras e oleaginosas: Sistema soja seguido de milho tem margem positiva, mesmo com quebra na segunda safra

A produtividade do milho segunda safra da temporada 2017/18 diminuiu em muitas regiões do Brasil, principalmente em razão do atraso do plantio, que ultrapassou a janela ideal. Dessa forma, o rendimento produtivo esteve abaixo das típicas 100 sacas/hectare. A soja, por outro lado, não teve perdas significativas na safra 2017/18, mesmo com o atraso do plantio. Nesse cenário, o sistema soja + milho 2ª safra da temporada 2017/18 ainda registrou rentabilidade positiva em todas as regiões analisadas pelo Cepea.

Leia Mais

Pecuária de corte: Período ideal para reforma de pastagem se aproxima; custo para a operação sobe

O período de secas chega a fase final em boa parte das regiões do País e, assim, inicia-se a janela ideal para a reforma das pastagens. Com o gradativo aumento de chuvas, é possível melhor programar as operações mecânicas e aplicações de insumos – que, por sua vez, permitem que os corretivos e fertilizantes reajam por tempo suficiente no solo para fazerem efeito nas plantas. Diante disso, com o retorno das chuvas, animais entram nas áreas reformadas e aproveitam a fase anual de maior produção das forrageiras tropicais.

Leia Mais

Pecuária de leite: Aumento de preços de adubos encarece produção de silagem

A ensilagem é uma estratégia para conservar o valor nutritivo de plantas forrageiras, por meio da fermentação na ausência do oxigênio. O alimento produzido nesse processo, a silagem, é geralmente fornecida a ruminantes no período seco do ano, quando a qualidade e disponibilidade das pastagens está prejudicada.

Leia Mais