Capacitação

Curso do Senar ajuda produtores de Durandé e Martins Soares a aprimorarem a gestão

Vinte produtores rurais de dez propriedades de Durandé e Martins Soares concluíram o programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), do Senar Minas, neste fim de semana


Publicado em: 07/05/2018 às 13:00hs

Curso do Senar ajuda produtores de Durandé e Martins Soares a aprimorarem a gestão

O treinamento tem como objetivo mudar a visão de produtor para empresário rural e orienta os participantes sobre os processos administrativos das propriedades, priorizando a gestão por qualidade.

Este é o quinto programa de GQC realizado em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Manhumirim. “Ao todo já são 100 produtores que participaram desse programa na região. Alguns participantes desta turma são egressos do programa Negócio Certo Rural, que despertou neles a importância de aprimorar a gestão da propriedade”, destacou o mobilizador do sindicato, Rudson Curcio.

O treinamento começou em fevereiro com o apoio da Secretaria de Agricultura de Durandé, CRAS e Sicoob. Com 80 horas de duração, incluiu aulas teóricas e consultorias individualizadas em cada propriedade. Para o instrutor José Geraldo Machado, o diferencial desses programas é o uso de técnicas e ferramentas de gestão para uma melhor tomada de decisão.

O NCR e o GQC mostram a importância do planejamento, organização e controle, além de estimular o levantamento de informações e a análise da viabilidade do negócio por meio de ferramentas que verificam pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

“A tomada de decisão passa a ser feita não mais no ‘achismo’, mas com planejamento baseado na análise de dados do negócio. Nos dias atuais o produtor deve ser um empresário rural, com planejamento e controle de seu negócio, verificando a viabilidade do empreendimento e tomando decisões baseados na sua realidade”, destacou.

O aprendizado nos dois programas ajudou a cafeicultora Marília Aparecida Emerick na condução do negócio em Durandé. Na propriedade, as principais atividades são o café e o leite. “Achei interessante porque adquirimos o hábito de fazer planejamento e anotações. Assim temos mais controle da gestão. Além disso, nas consultorias, vamos trabalhando em conjunto com o instrutor”, contou.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR MG

◄ Leia outras notícias