Outros

Cultivo de grão-de-bico cresce 1400% no Brasil

Produtividade baixa da Índia cria oportunidades de exportações do produto brasileiro


Publicado em: 21/09/2018 às 17:40hs

Cultivo de grão-de-bico cresce 1400% no Brasil

Dados divulgados através de um levantamento realizado pelo setor de hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que o cultivo de grão-de-bico do Brasil cresceu cerca de 1400% em apenas um ano. Além disso, informações publicadas pela Sociedade Nacional da Agricultura admitem que a área plantada da leguminosa no Brasil saltará de 860 hectares no ano passado para 12 mil hectares até o final de 2018.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, a cultura está se adaptando bem ao território brasileiro, com maior destaque para o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. Ele afirma ainda que estão sendo testados dois tipos de cultivo, irrigado e não irrigado.

“Aqui no Brasil trabalhamos com dois tipos de cultivos: irrigado e não-irrigado. No primeiro caso, comum no MT, o custo de produção é menor e a produtividade fica em torno de 1.500 a 2.500 quilos/hectare. Já no sistema irrigado_ aplicado principalmente em GO, MG e BA_, os custos de produção são maiores, mas consegue-se atingir de 2.500 a 3.000 quilos/hectare”, comenta.

Segundo ele, o grão-de-bico cultivado no Brasil é do tipo Kabuli, enquanto que o mais consumido em países asiáticos, como a Índia, é o do tipo Desi. “Mas já estamos, em parceria com uma empresa indiana, trabalhando em testes de adaptação de sementes de Desi aqui no Brasil”, afirma.

Outro fator positivo é que a Índia, que é o maior consumidor do alimento, não conseguirá suprir a demanda nos próximos anos, o que abre portas para outros países, como o Brasil. “Como a produtividade na Índia é baixa, principalmente com o grão-de-bico, eles vão depender das importações, o que cria oportunidade para o Brasil”, finaliza.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias