Internacional

Costa Rica sediará o Fórum Latino-Americano de Bioeconomia

Evento reunirá mais de 200 representantes de entidades governamentais, empresários, representantes da indústria e academia, que buscarão soluções para os principais problemas que afetam os países da região nessa área temática


Publicado em: 25/04/2019 às 16:00hs

Costa Rica sediará o Fórum Latino-Americano de Bioeconomia

A Sede Central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em San José, Costa Rica, vai sediar, de 20 a 22 de novembro, o Fórum Latino-Americano de Bioeconomia, onde especialistas irão compartilhar abordagens, experiências e lições aprendidas sobre políticas públicas e estratégias para promover o aproveitamento da bioeconomia na região.

O evento é realizado pela Allbiotech, organização sem fins lucrativos que promove a adoção da biotecnologia como um motor de inovação e competitividade na América Latina através da consolidação de uma comunidade de jovens líderes. Suas ações se concentram em gerar um impacto significativo em áreas como agricultura, saúde e desenvolvimento sustentável.

Desde 2017, Allbiotech realiza anualmente a Cúpula Latino-Americana de Jovens Líderes em Biotecnologia. No entanto, para a edição deste ano decidiu alterar a modalidade do evento e colocar sobre a mesa de diálogo o tema da bioeconomia, conceito que descreve o uso intensivo de conhecimentos em recursos, processos, tecnologias e princípios biológicos para a produção sustentável de bens e serviços.

"Os primeiros encontros foram realizados no Chile e no México. Este ano, o evento mudou o foco, com o objetivo de consolidar a rede de jovens líderes concretizada até agora e oficialmente encadear mais de 200 representantes de entidades governamentais, empresários, representantes da indústria e academia de diferentes países da região", afirmou o coordenador geral do fórum, Marcelo Castro.

A atividade também será um marco ideal para difundir a Estratégia Nacional de Bioeconomia da Costa Rica, projeto com o qual a Allbiotech está colaborando.

De acordo com o gerente do Programa de Bioeconomia e Desenvolvimento Produtivo do IICA, Hugo Chavarría, este evento é fundamental para difundir o conceito de bioeconomia e seu potencial, e para construir um ecossistema adequado para seu desenvolvimento na Costa Rica e na América Latina, uma vez que irá permitir gerar alianças e aprender sobre as iniciativas que já estão ocorrendo na região.

"A disponibilidade de recursos biológicos e capacidades científicas são grandes potencialidades na América Latina e no Caribe, mas, para o aproveitamento da bioeconomia e sua transformação em negócios rentáveis e sustentáveis, se requer a construção de políticas e normativas, bem como as condições mercado, tornando-os viáveis. Compartilhar conhecimentos e experiências para promover essas condições é exatamente o que buscamos", disse Chavarría.

O especialista também observou que para o IICA é uma oportunidade de compartilhar sua visão sobre como avançar para uma economia que use os recursos biológicos de maneira mais eficiente e sustentável no desenvolvimento produtivo.

Pessoas ou organizações interessadas em participar do evento, seja como participantes ou patrocinadores, podem solicitar mais informações preenchendo o formulário do evento ou acessando www.allbiotech.org. Só será possível participar do Fórum Latino-Americano de Bioeconomia com convite, pois busca-se contar com a intervenção de atores-chave de toda a região.