Gestão

COOPAVEL: Rally da Safra reúne mais de 400 pessoas em Cascavel

Mais de 400 pessoas, entre agricultores, técnicos e representantes de empresas do agronegócio e de instituições financeiras, participaram na noite de quinta-feira (08/06) da etapa de Cascavel do Rally da Safra 2018


Publicado em: 13/06/2018 às 14:40hs

COOPAVEL: Rally da Safra reúne mais de 400 pessoas em Cascavel

Mais de 400 pessoas, entre agricultores, técnicos e representantes de empresas do agronegócio e de instituições financeiras, participaram na noite de quinta-feira (08/06) da etapa de Cascavel do Rally da Safra 2018. O encontro foi desenvolvido na Associação Atlética Coopavel e oficialmente aberto pelo presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, que destacou a importância do projeto para aferir e para balizar mercados dos mais expressivos para o agronegócio brasileiro.

Área percorrida - O Rally da Safra é desenvolvido desde 2004 e nesses 15 anos já percorreu mais de 770 mil quilômetros, teve contato direto com 29 mil agricultores e avaliou 15 mil lavouras de soja e milho. O projeto ocorre anualmente em duas etapas. Na primeira, equipes percorrem, de janeiro a março, áreas de maior produção de soja e milho para averiguar as condições das lavouras e da colheita.

Nova etapa - Depois, geralmente no meio do ano, uma nova etapa ocorre para manter contatos com produtores e repassar informações tabuladas, além da apresentação de uma leitura sobre a atualidade e sobre as perspectivas para o mercado brasileiro e mundial de commodities. O cenário é apresentado pelo especialista André Pessoa, do Grupo Agroconsult Consultorias e Projetos. Nesta edição, 12 equipes técnicas percorrem 11 estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia.

Envolvimento - São mais de 200 pessoas envolvidas em cada uma das edições mais recentes do projeto. O trabalho consiste, entre outros aspectos, na avaliação da população de cada cultura, de como está o desenvolvimento das plantas, peso, umidade, incidência de pragas e doenças. “Temos, com essas informações, uma fotografia da safra. Além disso, no contato com produtores, visitas a fazendas e encontros com grupos de agricultores e técnicos, cria-se um filme do que ocorreu durante todas as fases da cultura, do preparo do solo à colheita”. Em 15 anos, o Rally da Safra construiu um banco de informações valioso principalmente sobre duas das commodities fundamentais para a economia.

Equipes - Na edição de 2018, as 12 equipes vão percorrer juntas mais de 95 mil quilômetros pelos principais estados de produção de grãos do País. André informou que, diante do que ocorre no mundo e também quanto às incertezas políticas nacionais e as consequências da greve dos caminhoneiros, há movimentos no mercado de grãos. Um deles está conectado à forte valorização do dólar. André apresentou ainda informações atuais sobre o desempenho das áreas dedicadas à soja e ao milho, além do Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos.

Roteiro - Cascavel figura no roteiro do Rally da Safra por vários motivos, mas principalmente por estar no centro de uma das principais regiões produtoras de grãos do País e por abrigar, há 30 anos, o Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do mundo na transferência de tecnologias para o campo.

Fonte: Imprensa Coopavel

◄ Leia outras notícias