Governo

Conab realiza leilão para troca de arroz destinado à doação internacional

O objetivo é atender à demanda da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), que utilizará o produto em doações humanitárias internacionais


Publicado em: 18/09/2018 às 08:40hs

Conab realiza leilão para troca de arroz destinado à doação internacional

No dia 24 de setembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará um leilão de venda de arroz em casca a granel e compra simultânea de 1,08 mil toneladas do produto beneficiado, ensacado e estufado em contêineres. O objetivo é atender à demanda da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), que utilizará o produto em doações humanitárias internacionais.

Essa modalidade consiste na venda de uma quantidade maior de arroz in natura e sua troca pelo produto beneficiado, em quantidades proporcionais. A vantagem deste tipo de leilão é a agilidade na operação, pois o arroz já chega ensacado e pronto para ser doado. Os fornecedores encaminham diretamente no local definido no edital, que neste caso será no porto de Rio Grande/RS. O prazo máximo de entrega do produto é 13 de fevereiro de 2019 e a previsão de saída para embarque é dia 21 do mesmo mês.

Os interessados em participar deverão estar devidamente cadastrados perante a bolsa de mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação e possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), entre outras exigências. Esta operação é autorizada por leis federais , as quais permitem que o governo federal doe estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional, desde que o abastecimento interno não seja afetado. A ação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), no âmbito do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Clique aqui para saber mais detalhes desta operação.