Cana de Açucar

Começa a colheita da cana em SP

Começa a safra da cana em São Paulo e as usinas decidem se vão produzir mais álcool ou mais açúcar


Publicado em: 12/03/2018 às 11:50hs

Começa a colheita da cana em SP

Nas lavouras de uma usina em Batatais, as máquinas estão de volta depois de três meses de entressafra. Mas o gerente agrícola, Henrique Gatti, explica que o canavial sofreu com a estiagem.

"O canavial vem de um estresse do final do ano passado, onde as chuvas que se iniciavam normalmente em setembro, vieram se iniciar em novembro e com isso o desenvolvimento da cultura foi prejudicado".

Esse início de safra já mostra uma tendência do mercado. Nas bolsas internacionais, o preço do açúcar caiu 30% em relação ao ano passado. No Brasil, o preço do etanol subiu mais de 20% nos últimos 12 meses:

Os números pouco animadores no mercado externo e, ao contrário, as boas perspectivas de consumo de combustível no Brasil, indicam que a safra que está começando deve produzir menos açúcar e mais álcool.

"A gente vem de dois anos muito bons do preço do açúcar no mercado internacional, que deu uma vitaminada no nosso negócio. Agora, o preço do açúcar caiu bastante, caiu quase pela metade do preço e por outro lado, como a gasolina hoje subiu bastante de preço, o etanol tem subido de preço, então nós estamos fazendo uma perspectiva de uma safra mais alcooleira ao passo que as duas últimas foram mais açucareira, vamos dizer assim", explica o usineiro Bernardo Biagi.

Quarenta por cento da safra de cana deve ir para a produção de açúcar e 60% para o álcool.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias