Meio Ambiente

Com assessoria da Premix, Fazenda Cachoeirinha, de Cachoeira da Prata (MG), aumentou em 44% a produtividade por ha/ano e reduziu a produção de metano

Propriedade diminuiu produção de gases do efeito estufa para aproximadamente 227 litros de CH4/ha/ano


Publicado em: 09/10/2018 às 13:40hs

Com assessoria da Premix, Fazenda Cachoeirinha, de Cachoeira da Prata (MG), aumentou em 44% a produtividade por ha/ano e reduziu a produção de metano

A equipe da Premix assessorou a Fazenda Cachoeirinha, localizada no município de Cachoeira da Prata (MG), no acompanhamento técnico-nutricional de seu rebanho Girolando e Gir Leiteiro. Em dois anos, a propriedade, pertencente a Sérgio França Leão e seu filho, André Bahia França, aumentou em 44% a produtividade por ha/ano e reduziu a produção de metano para aproximadamente 227 litros de CH4/ha/ano, indicando a eficiência ambiental no processo.

A propriedade, atendida pelo representante comercial da Premix, Marcelino Leite e pelo Coordenador de Pecuária Leiteira da Premix, Liéber de Freitas Garcia, é uma das principais cooperadas da CCPR/Itambé, pela Coopersete, e quer se tornar referência em qualidade do leite. Por isso, procurou a Premix para implantar um sistema nutricional em seu rebanho.

O acompanhamento teve início em meados de 2016, quando foram feitas análises de ingredientes e formuladas dietas com custo x benefício condizentes para o objetivo. Para 55 vacas em lactação, que produziam um total de 1.286 litros de leite ao dia, foi destinada uma área de 54.148 hectares, o que representa uma produção de 8.668,65 litros de leite/ha/ano.

Durante 24 meses, a equipe trabalhou na diminuição dos problemas com cascos e melhorou os índices reprodutivos do rebanho. Para a dieta, foram utilizados os produtos Neo Lactus Premium, para as vacas em lactação; Paridouro Aniônico, aditivado com o Fator P, para o pré-parto; Núcleo Leite Vitamínico, também aditivado com o Fator P, para a recria, e Premiphós Leite Pasto, para todas as categorias no cocho saleiro.

O manejo nutricional do rebanho foi o confinado no período seco do ano e mantido em pastejo rotacionado no período chuvoso, o que demandou ajustes frequentes das dietas. “Nesses dois anos, foram aplicadas técnicas nutricionais como o uso de silagem de grão úmido e verificação de partículas da dieta total quando em confinamento”, explica Liéber, responsável pela assessoria.

Após dois anos de acompanhamento nutricional, o número de vacas em lactação subiu para 78 e a produção diária de leite, que era de 23,2 litros por vaca, aumentou para 23,7 litros por vaca. A produção total de leite por hectare ao ano registrou crescimento de 44%, aumentando para 12.470,45 litros de leite/ha/ano. Atualmente, a propriedade produz leite com 3,94% de gordura, 3,31% de proteína e 248.015 de CCS, evidenciando a alta qualidade do produto fornecido à indústria.

Segundo Liéber, com a melhora do quadro reprodutivo houve aumento de 42% de animais em lactação e crescimento de 2,15% na produção diária média. “Se considerarmos o aumento de produtividade de 3.802 litros/ha/ano e que uma vaca perde aproximadamente 6 litros de leite por dia pela perda de 359 g de CH4 entérico, podemos inferir que houve uma redução na produção de metano pela propriedade em aproximadamente 227 kg de CH4/ha/ano, mostrando a eficiência ambiental do processo”, ressalta.

A equipe da Premix já trabalha para intensificar o manejo rotacionado no período das águas e a irrigação no período da seca, com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência econômica nutricional da propriedade e aumentar mais 50% a produtividade com a mesma área.

Fonte: NewsPrime

◄ Leia outras notícias