Avicultura

Com 320 mil/t em junho, exportações de carne de frango aumentam 3,7% no 1º semestre

Embora este último junho tivesse dois dias úteis a mais que o mesmo mês de 2019, o volume de carne de frango in natura embarcado no período não respondeu na mesma proporção


Publicado em: 03/07/2020 às 12:15hs

Com 320 mil/t em junho, exportações de carne de frango aumentam 3,7% no 1º semestre

Embora este último junho tivesse dois dias úteis a mais que o mesmo mês de 2019, o volume de carne de frango in natura embarcado no período não respondeu na mesma proporção. Pelo contrário, a exportação do período recuou mais de 13%, ficando resumida a pouco mais de 320 mil toneladas.

Porém, não se considere esse recuo um retrocesso. Pois, um ano atrás, no mês de junho, as exportações de carne de frango alcançaram o segundo maior volume do ano que passou. Nas condições atuais era impossível contar com o mesmo desempenho. Além disso, o total exportado em junho mantém-se, aproximadamente, dentro da média registrada nos cinco primeiros meses do ano – pouco mais de 320 mil toneladas mensais.

O fato é que, graças a esse desempenho e apesar de todas as dificuldades enfrentadas na primeira metade de 2020, o total exportado em um semestre ficou próximo dos 2 milhões de toneladas e apresentou incremento de quase 4% sobre idêntico período de 2019.

O que continua não correspondendo às expectativas é o preço médio obtido pelo produto, em decréscimo acentuado desde fevereiro e agora retrocedendo ao menor patamar em mais de 11 anos. Uma situação devida não só à valorização do dólar frente ao real mas, sobretudo, à conturbação do mercado internacional com o surto de Covid-19, o que vem gerando excessiva disponibilidade do produto e profunda depressão dos preços.

Em decorrência, a receita cambial gerada no mês pelo produto in natura, pouco superior a US$408 milhões, foi quase um terço menor que a registrada um ano atrás. Já no acumulado dos seis primeiros meses do ano apresenta queda de quase 7%, estando próxima dos US$2,9 bilhões.

Mais considerações acerca do desempenho das exportações de carne de frango no primeiro semestre de 2020 estarão proximamente disponíveis on-line, através da edição digital da Revista do AviSite.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias