Milho e Sorgo

Colheita do milho atinge 39% da área no RS

A colheita do milho verão referente ao ciclo 2018/19 no Rio Grande do Sul chegou a 39% da área, contra 28% da semana anterior, aponta o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (14)


Publicado em: 15/02/2019 às 19:20hs

Colheita do milho atinge 39% da área no RS

Segundo o boletim, foi mais uma semana de condições climáticas com predomínio de tempo seco, altas temperaturas e forte radiação solar, favoráveis à colheita. Porém, as lavouras em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos sofreram com a baixa umidade do solo.

Lavouras pontuais, que não foram conduzidas adequadamente, sofreram mais em função do clima. No entanto, a ocorrência de chuvas no início desta semana amenizou o problema; ainda assim, são necessárias chuvas semanais e mais volumosas para atender as necessidades diárias das plantas.

A cultura da soja, por sua vez, está 2% na fase madura, 62% em enchimento de grãos, 26% em floração e 10% se encontra em desenvolvimento vegetativo, o que corresponde às áreas implantadas mais tarde. Concluída a implantação da cultura, foi iniciada a colheita nas primeiras áreas das regiões da Fronteira Noroeste e Missões. A cultura está com bom desenvolvimento e os rendimentos estão variando de 30 a 55 sacas por hectare nas primeiras áreas colhidas.

Fonte: Datagro

◄ Leia outras notícias