Seguro Rural

Colheita de Verão e o Seguro Rural – Cuidados Básicos

Com a proximidade da colheita da safra de verão, o produtor rural que contratou o seguro rural e que suspeita que poderá ter algumas perdas deverá ficar atento, para que seu eventual direito de indenização não escoe por água a baixo junto com as fortes chuvas de verão


Publicado em: 26/02/2018 às 12:40hs

Colheita de Verão e o Seguro Rural – Cuidados Básicos

A seguir, alguns cuidados básicos que todo segurado pode (e deve) tomar:

- Não esqueça de informar a Seguradora sobre o início da colheita, e aguardar sua autorização. É um cuidado simples que pode evitar muita dor de cabeça. Embora em alguns casos essa comunicação seja desnecessária, a recomendação é sempre dar ciência à Seguradora.

- Tome cuidado ao assinar os laudos de vistoria. Confirme todos os dados e principalmente as informações adicionais descritas pelo vistoriador. Se tem algo que você não concorda, escreva com sua própria letra no laudo: “Não concordo com ....” ou “Informo ainda a ocorrência de ....”. Se tiver dúvidas, consulte um advogado. Guarde sempre sua via.

- Se a previsão é de perdas, produza laudos agronômicos antes da colheita. Bata fotos, peça para o agrônomo descrever o evento danoso em um laudo e assinar.

- Guarde sempre os recibos, romaneios e notas fiscais de transporte de produção, assim como as notas fiscais dos insumos agrícolas aplicados na lavoura e, se possível, provas de sua aplicação.

- Uma opção bastante útil para quem tem certeza de perdas é a realização de uma ação de produção antecipada de provas, antes ou durante da colheita. Consulte seu advogado sobre a possibilidade e a utilidade desse mecanismo.

- Lembre-se: o prazo de prescrição para pleitear judicialmente a indenização de seguro rural, é de 1 (um) ano a contar da negativa da seguradora.

- Na dúvida, consulte sempre seu advogado.

Tobias Marini de Salles Luz
Advogado especialista em direito do agronegócio em Maringá/PR
www.pbadv.com.br / tobias@pbadv.com.br / (44) 3262-2662

Fonte: Lutero Pereira & Bornelli Advogados Associados

◄ Leia outras notícias