Gestão

CNM propõe ampliar diálogo com CNA e diz que vai orientar prefeituras a manter funcionamento de agroindústrias

Em resposta a um pedido de João Martins, entidade discute estratégias com governo para garantir alimentos, logística e distribuição de insumos nos municípios


Publicado em: 30/03/2020 às 17:00hs

CNM propõe ampliar diálogo com CNA e diz que vai orientar prefeituras a manter funcionamento de agroindústrias

A Confederação Nacional dos Municípios (CMN) disse na quinta (26) que vai orientar as prefeituras a manter o funcionamento das agroindústrias e propôs a ampliação do diálogo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para garantir serviços de logística, distribuição de insumos e o abastecimento de alimentos à população brasileira durante este período de crise provocado pelo coronavirus.

A decisão é uma resposta a um pedido do presidente da CNA, João Martins, defendendo a continuidade da produção nas agroindústrias, em cumprimento ao Decreto 10.282 e à Medida Provisória 926.

Estas normativas definem o agro como um dos setores essenciais e que precisa manter a atividade neste momento para assegurar o abastecimento de alimentos neste momento em que os brasileiros adotam o isolamento social e outras determinações para evitar a disseminação do coronavirus.

Na resposta, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, disse que realizou uma videoconferência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e um representante do Ministério de Infraestrutura, para discutir estratégias conjuntas.

Segundo ele, a ideia foi “nivelar as informações aos gestores municipais quanto às adequações de isolamento social com especial foco na manutenção de serviços essenciais, em especial a garantia de abastecimento, circulação d e insumos e a manutenção de uma rede de apoio às atividades logísticas”.

O dirigente informou que será emitida uma nota conjunta da CNM e dos Ministérios da Agricultura e da Infraestrutura para orientar os municípios sobre as medidas adequadas a serem tomadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias