Crédito Rural

CNA quer estimular financiamento privado no agronegócio

Uma das propostas discutidas é a chamada CPR Financeira, que prevê correção de acordo com a variação do câmbio


Publicado em: 31/07/2019 às 09:40hs

CNA quer estimular financiamento privado no agronegócio

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) quer estimular o financiamento privado no agronegócio, tanto de investidores nacionais quanto internacionais. Nesse sentido, o presidente da entidade, João Martins, esteve reunido com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em Brasília (DF).

O superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, que participou do encontro, disse que "em torno de 30% do financiamento da agropecuária provém das cooperativas, das tradings, revendas de insumos e indústria química. As propostas da CNA visam melhorar o ambiente de negócios para essas fontes", ressaltou. Lucchi listou, ainda, alguns entraves que dificultam a contratação do crédito rural.

Ele também destacou algumas demandas para melhoria do ambiente de negócios, como a emissão de Cédula de Produto Rural Financeira (CPR-F) com cláusula de correção pela variação cambial, o ajuste da regulamentação prudencial (gerenciamento de riscos) sobre a carteira de crédito agropecuário e o repasse de recursos dos fundos constitucionais do Norte e do Nordeste para as cooperativas de crédito.

A pauta relacionada ao funding tem como foco as seguintes frentes de atuação: busca por recursos externos; promoção do desenvolvimento de novos produtos nos bancos privados para o setor; intensificação da atuação do cooperativismo em novos mercados e no apoio financeiro aos seus associados; e estímulo aos investimentos dos fundos de previdência complementar na agropecuária.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias