Gestão

CNA debate criação de seguro para pecuária de leite

O encontro aconteceu na sede do Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros (Sindiseg), em São Paulo


Publicado em: 04/04/2019 às 13:10hs

CNA debate criação de seguro para pecuária de leite

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (28), de uma reunião com o Ministério da Agricultura e representantes de seguradoras para discutir a possibilidade de criação de novos produtos de seguro rural com cobertura para a pecuária de leite.

O encontro aconteceu na sede do Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros (Sindiseg), em São Paulo.

O assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, esteve na reunião e falou da importância do gerenciamento de riscos na atividade e a necessidade de criar novos produtos de seguro, focados em garantir ao produtor de leite melhores perspectivas quanto a receita obtida, criando nessa linha um seguro de faturamento.

“O setor precisa de modelos que ofereçam a possibilidade do produtor projetar situações que lhe garantam um retorno mínimo quanto à utilização de pastagens e o gasto com ração”, explicou.

O diretor de Gestão de Risco do Mapa, Pedro Loyola, destacou o interesse do governo em subvencionar novas operações para a mitigação de risco no meio rural. “Existe a necessidade de levar ao produtor as atuais possibilidades de seguros que na maioria das vezes não são adotados por mero desconhecimento”.

O gerente de agronegócio na Tokio Marine Seguradora e presidente da Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), Joaquim Neto, afirmou que as seguradoras estão motivadas com os novos direcionamentos que o Ministério vem dando ao seguro rural.

“O potencial de crescimento desse segmento é grande, então é fundamental manter o diálogo com o setor para identificar necessidades e melhorias a serem desenvolvidas”.

O secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif, também esteve no encontro e enfatizou a importância da criação de seguro também para a atividade de pesca e aquicultura.

Já o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS, Alexandre Velho, alertou as seguradoras a respeito do não atendimento das demandas dos produtores nos modelos de seguros hoje operados.

Segundo Thiago, como encaminhamento, a CNA vai trabalhar em conjunto com o Mapa, identificando as seguradoras interessadas na construção de um produto específico para a pecuária leiteira e a partir daí fomentar algo alinhado com a demanda do setor produtivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

◄ Leia outras notícias