Fruticultura e Horticultura

Citros: Perspectivas para a próxima safra seguem positivas

As primeiras impressões de citricultores quanto à safra 2019/20 de São Paulo e Triângulo Mineiro seguem positivas


Publicado em: 14/11/2018 às 20:00hs

Citros: Perspectivas para a próxima safra seguem positivas

Em outubro, chuvas atingiram todas as regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, favorecendo o "pegamento" das floradas que darão origem às laranjas da próxima temporada. Naquele mês, inclusive, as chuvas superaram a média histórica prevista para o mês em três das quatro praças produtoras paulistas, segundo a Climatempo.

Como a maior parte dos pomares paulistas está em fase de fixação, as boas umidades do solo e do ar e as temperaturas mais estáveis favorecem a produção. Diante disso, novas floradas (segundas ou terceiras) são observadas nas regiões produtoras.

Segundo citricultores, as perspectivas são ainda mais positivas nos pomares localizados ao sul do estado de São Paulo, onde o clima esteve mais favorável, e nas proximidades de Jales, onde o desenvolvimento das plantas se adiantou. Embora ainda seja cedo para estimar resultados, citricultores avaliam que as floradas foram significativas, especialmente nos pomares onde a safra 2018/19 foi mais prejudicada – já que as plantas que produziram menos estavam "descansadas" e, agora, geram mais flores. Contudo, o bom desenvolvimento da safra ainda depende do clima nos próximos meses.