Outros

Chuvas trazem recorde de atratividade das fontes limpas no mercado livre de energia

Em novembro, estudo do Grupo FDR indica 15 estados com boa viabilidade para a saída de empresas do ambiente cativo


Publicado em: 21/11/2018 às 16:00hs

Chuvas trazem recorde de atratividade das fontes limpas no mercado livre de energia

O Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia, realizado pela FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade do Grupo FDR, aponta que novembro pontuou como o melhor mês do ano para a saída de empresas do ambiente cativo. 


O resultado atingiu média “0,602”, um aumento de 4% em relação a outubro, que teve média “0,578”. No índice de novembro, quinze estados apresentaram boa viabilidade de mudança de empresas para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Tocantins manteve a liderança anual do ranking e teve média “0,702”. Na sequência, ficou o estado do Pará, com “0,691”, seguido por Espírito Santo, com nota “0,677”, Goiás, com “0,675” e Rio de Janeiro, com média “0,674”. Ao todo, quinze estados apresentaram boa viabilidade para saída do mercado cativo de energia. Os demais onze estados obtiveram classificação moderada e o Amapá se manteve na lanterna do ranking, com nota “0,420”. Roraima não participa da classificação, pois está fora do Sistema Interligado de Energia (Veja na tabela abaixo o ranking e as médias dos estados).

“O resultado de novembro pode ser atribuído ao início do período chuvoso nas principais bacias responsáveis pela geração de energia elétrica no Brasil”, explica Erick Azevedo, sócio diretor da FDR Energia e coordenador do estudo. “A expectativa para os próximos meses é de um verão chuvoso, que abasteça os reservatórios de água para todo o ano de 2019, em função do fenômeno El Niño”, completa.

Sobre o Índice FDR

O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro.

No Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia, pode-se considerar que valores abaixo de 0,4 são tidos como inviáveis financeiramente para migração para o ACL. Entre 0,4 e 0,6 como viabilidade moderada, entre 0,6 e 0,8, de boa viabilidade e acima de 0,8, com alta viabilidade.

VEJA O RANKING COMPLETO DO MÊS DE NOVEMBRO

ranking-energia

Fonte: Retoque Comunicação

◄ Leia outras notícias