Outros

China volta a comprar canola canadense

"É um sinal de esperança que haja algumas novas vendas"


Publicado em: 07/08/2019 às 17:20hs

China volta a comprar canola canadense

O Canadá fez uma "pequena quantidade" de novas vendas de sementes de canola para a China, mas as exportações para o maior cliente de canola do Canadá não estão de volta ao normal. Foi isso que informou Brian Innes, vice-presidente de comunicações do Canola Council of Canada em uma entrevista.

"Estamos cientes de uma pequena quantidade de vendas (de sementes de canola) que ocorreram (para a China). É um sinal de esperança que haja algumas novas vendas, no entanto, dois dos nossos maiores exportadores (Richardson International e Viterra) continuam bloqueados e a quantidade de vendas é muito menor do que o que aconteceria em condições normais de mercado”, afirma ele.

Enquanto isso, dois analistas de mercado não vêem isso acontecer em breve. E enquanto eles esperam que o Canadá continue a fazer pequenas vendas de sementes de canola para a China no próximo ano safra 2019-20, o impacto das restrições ao comércio de canola da China, se não resolvido, será potencialmente ainda maior daqui a um ano. No início de março, a China reclamou que havia contaminação por sementes de plantas daninhas e doenças na canola canadense.

Enquanto o Canadá contesta as alegações da China, a China se recusa a tentar resolver o problema, deixando muitos especularem que a China está punindo o Canadá por prender o executivo da Huawei, Meng Wanzhou, a pedido dos Estados Unidos, em dezembro de 2018. Desde março, as exportações canadenses de canola aumentaram para alguns outros países, mas não o suficiente para compensar o que se espera que seja um milhão de toneladas extra de carry-over de canola potencialmente deprimente no final do ano-safra de 31 de julho.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias