Saúde Animal

Ceva lança guia prático sobre tripanosomose bovina

Material feito em parceria com especialistas traça um panorama sobre a doença no brasil e aborda formas de diagnóstico e tratamento


Publicado em: 20/02/2019 às 07:20hs

Ceva lança guia prático sobre tripanosomose bovina

A tripanosomose é um dos maiores desafios enfrentados na bovinocultura. Silenciosa a enfermidade é responsável por uma série de prejuízos econômicos, associados a queda no desempenho zootécnico dos animais e as altas taxas de mortalidade nos rebanhos afetados.

Buscando fomentar o debate sobre os avanços da enfermidade no Brasil, a Unidade de Pecuária da Ceva Saúde Animal desenvolveu o “Guia Prático da Tripanossomose Bovina no Brasil”.

Para produzir o material a companhia realizou uma reunião que uniu profissionais da companhia e especialistas do segmento. No encontro foram abordados o atual status sanitários dos rebanhos brasileiros em relação à tripanossomose e informações sobre diagnóstico e tratamento.

“Os prejuízos causados pela tripanossomose bovina são devastadores para a pecuária de leite e de corte. A doença é sorrateira e muitas vezes apresenta sinais clínicos difusos, que podem ser confundidos com outras enfermidades. Por isso, no campo a forma adequada de identificar a doença, e como tratar o rebanho são dúvidas recorrentes. Nossa cartilha foi criada para auxiliar com essas questões, o objetivo é que o material sirva como uma ferramenta para guiar os profissionais no campo”, explica Beatriz Ortolani, Gerente de Produto da Unidade de Pecuária da Ceva Saúde Animal.

O guia traz uma visão prática sobre a enfermidade abordando desde o status da tripanossomose no Brasil, com dados sobre regiões endêmicas, até informações para o diagnóstico assertivo e metodologia de tratamento adequada.

Fonte: Ceva Saúde Animal

◄ Leia outras notícias