Suíno

Cerca de 70 granjas do Vale do Piranga já compartilham rede com a Cemig

Aproximadamente 70 granjas do Vale do Piranga já possuem o sistema de cogeração e compensação de energia em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e várias outras solicitações estão em andamento de análise


Publicado em: 29/11/2019 às 12:40hs

Cerca de 70 granjas do Vale do Piranga já compartilham rede com a Cemig

As informações foram fornecidas pela Cemig e comprovam a força da suinocultura regional, especialmente quando o assunto é a geração de energia limpa e sustentável.

A Assuvap fez uma entrevista exclusiva com o supervisor da Cemig em Ponte Nova, José Márcio Gomes Osório, para levantar as principais informações sobre o serviço da geração distribuída, caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis localizadas próximas aos centros de consumo de energia elétrica – como o caso dos biodigestores na suinocultura.

De acordo com o profissional, a presença destes pequenos geradores próximos às cargas pode proporcionar diversos benefícios para o sistema elétrico, dentre os quais se destacam o baixo impacto ambiental, a melhoria do nível de tensão da rede no período de carga pesada e a diversificação da matriz energética.

Pelo lado dos produtores, o benefício pode ser a comodidade de produzir a sua própria energia, enviando o excedente gerado pela unidade consumidora para a rede da distribuidora, a qual funcionará como uma bateria, armazenando esse excedente.

Segundo Osório, quando a energia injetada na rede for maior que a consumida, o consumidor receberá um crédito em energia (kWh) a ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura dos meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses.

Há ainda a possibilidade de o consumidor utilizar esses créditos em outras unidades previamente cadastradas, ou seja, com este serviço, o suinocultor consegue reduzir vertiginosamente seus gastos com energia elétrica.

Caso ainda não possua o sistema de cogeração e compensação de energia e tenha interesse em instalá-lo, entre em contato com a Cemig pelo telefone: (31) 3604-0116.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias