Capacitação

Cerca de 500 profissionais participam de cursos do Senar/SC no Extremo Oeste

A operação de ferramentas e máquinas é comum no trabalho do meio rural, mas é fundamental que o manuseio seja feito de maneira correta para evitar riscos à saúde dos profissionais


Publicado em: 14/02/2019 às 15:40hs

Cerca de 500 profissionais participam de cursos do Senar/SC no Extremo Oeste

Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove o curso de operação e manutenção de motosserras no corte de árvores. O treinamento conta com 24 horas de aulas e aborda desde a segurança e saúde no trabalho com foco na prevenção de acidentes até a segurança na operação da motosserra com o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI).

A capacitação também trabalha questões como o cuidado com o meio ambiente, demonstração geral de corte, modos de afiar a corrente, manutenção diária, semanal e quinzenal, como derrubar e desgalhar árvores, realização de cortes especiais e instrução sobre motosserra profissional com detalhes do funcionamento. Os produtores rurais são orientados sobre prática de corte e sensibilidade de corte na ponta do sabre.

Disponível gratuitamente em todo o Estado, o curso ocorrerá no período de 19 a 21 de fevereiro em Saltinho, no extremo oeste catarinense. Na região, o Senar/SC também oferecerá outros 31 cursos e qualificará gratuitamente cerca de 500 profissionais do meio rural beneficiados. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o treinamento de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária e conteúdo.

Entre os treinamentos previstos para o a região do extremo oeste está o de emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-origem) no dia 11 em Paraíso. O município de Dionísio Cerqueira receberá a qualificação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural no dia 18. No período de 25 de fevereiro a 1º de março será promovido em Guaraciaba a capacitação em artesanato de crochê e tricô. Nos dias 26 e 27 será desenvolvido em São Lourenço do Oeste a qualificação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias