Outros

Cebola: Início da safra 2017/18 do Sul não é animadora aos produtores

A safra do Sul, tradicionalmente, se inicia em novembro e a oferta se intensifica a partir de dezembro. Contudo, neste ano, o volume colhido no Nordeste foi superior ao esperado para o período e o bulbo se desvalorizou nas últimas semanas


Publicado em: 11/12/2017 às 20:00hs

Cebola: Início da safra 2017/18 do Sul não é animadora aos produtores

O motivo para a maior oferta nacional de cebola é que boa parte dos produtores nordestinos concentrou a colheita da temporada do segundo semestre nestes meses e as produtividades das regiões de Irecê (BA) e Vale do São Francisco estão favoráveis. Esse cenário resultou no acúmulo de oferta das safras do Sul e Nordeste – que coincidiram e elevaram significativamente o volume nacional, ocasionando queda nas cotações de todo o País.

A expectativa dos cebolicultores é de que a oferta nordestina se reduza nas próximas semanas, com isso, o volume nacional pode se normalizar e a rentabilidade dos produtores do Sul, melhorar. Para esta safra 2017/18 é esperado um recuo da área destinada ao plantio da hortaliça, podendo contribuir para uma menor oferta. Além disso, a produtividade pode ser menor, uma vez que o clima durante o desenvolvimento ficou muito seco e prejudicou o crescimento das cebolas, o que pode afetar o volume disponível para comercialização durante a temporada.

Confira mais informações no site

Fonte: Cepea/Hortifruti

◄ Leia outras notícias