Meio Ambiente

Cargill recicla 3 milhões de litros de óleo de cozinha usados

Ação Renove o Meio Ambiente conta com mais de mil pontos de coleta em dez estados brasileiros


Publicado em: 15/01/2019 às 08:40hs

Cargill recicla 3 milhões de litros de óleo de cozinha usados

O Programa Ação Renove o Meio Ambiente da Cargill, endossado pela marca de óleos Liza, bateu a marca de três milhões de litros de óleo vegetal usados coletados e transformados em matéria prima para novos produtos mais sustentáveis, como biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável. A iniciativa, que oferece uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, foi criada em 2010 e articula parcerias com redes de supermercados, shoppings, empresas, ONGs e prefeituras para implantação de mais de 1000 pontos de coleta de óleo residual em dez estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará).

"O Programa estimula o correto descarte dos resíduos de óleos e gorduras vegetais através de ações de divulgação e conscientização ambiental. Participar é muito fácil, basta esperar o óleo esfriar e, com a ajuda de um funil, reservar em um recipiente que possa ser fechado, como uma garrafa PET. Depois de cheia, é só levar até um dos pontos de coleta que indicamos em nosso site da marca Liza. Com a ajuda de todos, tornarmos a cadeia produtiva de nossos óleo e gorduras vegetais cada vez mais sustentável. Atingir a marca de 3 milhões de litros coletados é motivo de comemoração e mostra que a população sabe da importância do seu papel para a reciclagem", afirma Fernando Janizello, da equipe de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil.

Neste ano, a Cargill fechou parceria com o Burger King. A rede de restaurantes implantou em 90 unidades o programa exclusivo que rastreia a destinação de cada litro descartado e permite que o restaurante receba um valor pelo resíduo recolhido. Outra parceria de sucesso é com a rede KFC, que expandiu o programa para os restaurantes de Salvador, na Bahia. As unidades da rede em São Paulo e Minas Gerais já fazem parte do Ação Renove o Meio Ambiente desde 2016.

Para os consumidores, o programa de reciclagem está presente em diversas redes de supermercado espalhadas pelo Brasil. Na Rede Tenda Atacado, a cada litro de óleo entregue para reciclagem, o cliente ganha R$0,60 de desconto em suas compras. Já no Rio de Janeiro, os displays estão disponíveis na Rede Zona Sul de Supermercados e Bramil Supermercados. O Programa Ação Renove o Meio Ambiente conta com mais de 20 parcerias. A lista completa com todos os pontos de coleta está disponível em liza.com.br/sustentabilidade.

Fonte: Cargill

◄ Leia outras notícias