Pastagens

Capim Kurumi é alternativa de pastagem permanente para produtores de Colinas

A implantação de pastagens perenes com capim elefante anão tem sido alternativa para os pequenos produtores de leite


Publicado em: 15/05/2020 às 12:40hs

Capim Kurumi é alternativa de pastagem permanente para produtores de Colinas

Desde o final do ano passado, a implantação de pastagens perenes com capim elefante anão, conhecido como Kurumi, tem sido alternativa para os pequenos produtores de leite do município de Colinas. A ideia de adotar essa variedade surgiu em setembro do ano passado, quando a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e a Secretaria Municipal da Agricultura passaram a incentivar os produtores para a aquisição de mudas do Kurumi, que foram adquiridas no viveiro florestal da Afubra.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Lídia Dhein, salienta que especialmente os pequenos produtores de leite podem ser beneficiados pela implantação do capim, que tem dado ótima resposta em áreas menores. A nossa intenção será consolidar pequenas unidades didáticas para acompanhamento da cultivar, que será divulgada para outros agricultores, explica a extensionista. O que temos percebido é que, por ter porte baixo, ter crescimento vigoroso e sem pilosidade, o Kurumi tem se adaptado muito bem à região, sendo ainda um alimento ao mesmo tempo barato e nutritivo, salienta Lídia.

Entre os produtores que já adotaram o Kurumi está Genir Tischer, da localidade de Linha Ano Bom, que afirma estar satisfeito com o capim por ser um pasto barato, rústico e que não necessita de muitos cuidados e nem de roçadas. Por meio da Emater/RS-Ascar, agricultores interessados podem saber mais a respeito da variedade. O nosso objetivo é que mais propriedades adotem as mudas que servirão de pastejo para as matrizes leiteiras, especialmente para os bovinocultores que possuem pequenas áreas que muitas vezes não são ocupadas ou exploradas, finaliza Lídia.

Fonte: EMATER - RS

◄ Leia outras notícias