Café

Cafeicultores de Alto Jequitibá despontam na produção de café especial

O casal Cleufa e Gilerson Silvestre viu o sítio Pinheiro Silvestre, em Alto Jequitibá ganhar outras perspectivas depois de ingressarem no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES


Publicado em: 02/07/2020 às 08:20hs

Cafeicultores de Alto Jequitibá despontam na produção de café especial

O café especial produzido por eles tem se destacado em concursos e conquistado o mercado nacional e internacional.

Segundo Cleufa os resultados positivos só são possíveis por meio da assistência oferecida pelo ATeG que disponibiliza aos produtores o conhecimento necessário para o desenvolvimento do trabalho de maneira mais eficiente. “O Senar veio e foi mais fácil aprender tanto sobre analise de solo, adubação, quanto sobre gestão da produção e visão de negócio”.

O café de Alto Jequitibá já foi comercializado para o Japão, China, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha Chile entre outros países e o sucesso tanto na produção quanto na venda do café especial é atribuído pelo casal ao acompanhamento constante dos técnicos do ATeG.

“Ano passado foram 100 sacas de café. Resultado 100% influenciado pelo Senar com cursos e o trabalho do Sebastião Brinate, técnico que nos atende”, afirma Cleufa. Gilerson reforça que “O ATeG chegou para aumentar e estabilizar a produção da lavoura cuidando da qualidade do café e fez a diferença também na estrutura da propriedade e na nossa qualidade de vida”.

Aplicar o conhecimento adquirido junto ao SENAR tem sido um diferencial para o casal que se sente grato ao ver o trabalho reconhecido por todos, seja em grandes eventos como a Semana Internacional do Café onde foram premiados nos últimos quatro anos, ou pelos produtores da região que os veem como exemplo de sucesso. “Viramos referência nacional com o certificado que recebemos em Brasília graças ao ATeG. Muitas pessoas nos procuram e nós passamos a nossa experiência ajudando da maneira que podemos”.

O técnico responsável pelo ATeG na região, Sebastião Brinate destaca o comprometimento e a dedicação dos produtores como características essenciais para alcançar os resultados positivos. “Eles conseguem fazer um café excepcional. O Gilerson e a Cleufa aplicam tudo que aprendem na avaliação da qualidade do café deles, na melhoria da propriedade e consequentemente do café e estão conseguindo os resultados. Todos os concursos do SENAR em que participaram eles ficaram entre os cinco melhores”.

ALGUMAS PREMIAÇÕES

O café especial produzido pelo casal já foi enviado a mais de 10 concursos sempre se destacando entre as amostras e alcançando potenciais compradores nacionais e internacionais.

2º lugar concurso NossoCafé – Yara (2019)

2º lugar Categoria Natural – Matas de Minas - Concurso de Qualidade do Programa ATeG Café (2018)

Prêmio TOP 100 CAFÉS – Concurso Florada Premiada Grupo 3corações e BSCA (2018)

4º lugar Categoria Natural – Matas de Minas - Concurso de Qualidade do Programa ATeG Café (2017)

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR MG

◄ Leia outras notícias