Certificação

Café: acordo possibilita dupla certificação de qualidade

Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro e Associação Brasileira da Indústria de Café selaram a parceria nesta semana


Publicado em: 03/06/2019 às 16:40hs

Café: acordo possibilita dupla certificação de qualidade

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e a Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro assinaram nesta semana um acordo que prevê a dupla certificação de qualidade. A parceria possibilita o produto receber tanto o selo de Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, mantido pela entidade dos cafeicultores, quanto o do Programa de Qualidade (PQC) instituído pela entidade que representa as processadoras.

Para receber os dois selos, o produto deve ser 100% da região do Cerrado Mineiro e originado de propriedades que cumpram as normas da Denominação de Origem na região. A bebida também deve ter classificação acima de 80 pontos, de acordo com os critérios usados pela Federação. Por parte da Abic, é preciso ter a certificação de Superior (nota 6 a 7,2) e Gourmet (nota de 7,3 a 10).

“É uma forma de incentivar o produto de melhor qualidade e garantir a origem e a sustentabilidade em todas as etapas do café. É, também, um ótimo meio de ampliarmos a sinergia para disseminar o Selo de Origem e Qualidade do Café”, explica o presidente da Federação dos Cafeicultores de Cerrado Mineiro, Francisco Sérgio de Assis, em nota divulgada pelo Conselho Nacional do Café (CNC), entidade da qual também faz parte do conselho.

No mesmo comunicado, o presidente do CNC, Silas Brasileiro, destaca a importância de se aproximar o produtor e a indústria. Essa conexão, segundo ele, possibilita discutir de forma conjunta as medidas necessárias para o café brasileiro continuar tendo mercado interno e externo e de haver um equilíbrio entre a oferta e a demanda pelo produto.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias