Aveia, Trigo e Cevada

Brusone quebra 70% da safrinha de trigo do cerrado

"Ainda não existem variedades de trigo totalmente resistentes a brusone"


Publicado em: 19/06/2019 às 10:00hs

Brusone quebra 70% da safrinha de trigo do cerrado

Uma epidemia de brusone acabou causando a quebra de 70% da safrinha de trigo no cerrado, de acordo com uma estimativa divulgada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com as informações, que foram divulgadas pela Sociedade Nacional da Agricultura (SNA) o ataque ocorreu nos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

“As perdas das lavouras em alguns casos chegam a 100%. A brusone é uma doença de difícil controle. Quando se consegue fazer o controle adequado com fungicidas se consegue reduzir o prejuízo, mas, como choveu muito agora em 2019, não foi possível fazer esse controle”, explica Júlio César Albrecht, pesquisador da Embrapa Cerrados.

Segundo a SNA, em 2019, “os produtores da região tinham dobrado a área plantada para o trigo 2ª safra, por causa do sucesso obtido com a lavoura no ano anterior, alcançando 200 mil hectares, incluindo o trigo irrigado e a safrinha. O trigo safrinha ocupou uma área de 120 mil hectares, dos quais cerca de 84 mil foram perdidos, segundo as estimativas”.

“Ainda não existem variedades de trigo totalmente resistentes a brusone. A Embrapa Cerrados faz estudos para isso mas ainda não conseguiu desenvolver variedades totalmente resistentes. Então, por enquanto, a única forma de prevenir é o manejo correto, aproveitando o período correto para o plantio, sem muita chuva, e fazer aplicações preventivas de fungicida”, acrescenta Albrecht.

A brusone atinge as lavouras de arroz e de trigo, mas na primeira, segundo Albrecht, é mais fácil de se controlar a praga.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias