Nutrição Animal

BRF Ingredients aposta em novo segmento e clientes internacionais

Unidade de negócios da BRF responsável por prover soluções em nutrição animal atende mais de 200 clientes em 10 países; mercado de fármacos entra na mira da empresa


Publicado em: 29/05/2019 às 07:20hs

BRF Ingredients aposta em novo segmento e clientes internacionais

Com pouco mais de dois anos de atuação no mercado brasileiro e internacional, a BRF Ingredients se destaca como um player competitivo no segmento de nutrição animal e food ingredients, com mais de 200 clientes em 10 países e faturamento de R$ 430 milhões, registrado em 2018. Esse valor é 20% superior ao registrado em 2017, quando a companhia efetivamente iniciou as operações da sua primeira fábrica de proteína hidrolisada, no município de Concórdia, em Santa Catarina.

Agora, um novo segmento entrou definitivamente no radar da empresa, o de fármacos. A amplitude do negócio demonstra o acerto da BRF, controladora da BRF Ingredients, em apostar no desenvolvimento deste negócio, priorizando o crescimento rentável, a inovação e a sustentabilidade. A produção atual da BRF Ingredients supera 460 mil toneladas de produtos por ano e envolve cerca de 550 funcionários. Entre unidades próprias e terceiras, a equipe envolvida coordena a produção em 20 unidades.

O processo de produção aproveita insumos da BRF, entre eles, penas e vísceras, e os transforma em ingredientes de alto valor agregado – utilizados em outros produtos, tais como, ração animal e óleos. O principal diferencial dos produtos da BRF Ingredients é o nível elevado de componentes nutricionais e a garantia de origem, já que a cadeia da BRF trabalha apenas com parceiros que seguem altos padrões de qualidade. Além disso, a unidade oferece a possibilidade de o cliente customizar o pedido e produtos.

“Evoluímos consideravelmente em nossos dois primeiros anos de atuação no mercado. Conquistamos novos clientes no Brasil e no exterior e ampliamos a nossa oferta de produtos. Realizamos investimentos consistentes e, agora, miramos outros segmentos, entre eles, o de fármaco, que oferece excelentes oportunidades e está alinhado às prioridades que definimos para os próximos anos”, ressalta Rubens Pereira, vice-presidente de estratégia, gestão e inovação da BRF.

“Esse é um mercado muito promissor, que movimenta bilhões de reais todos os anos. Para crescer e aproveitar essa oportunidade vamos buscar novas parcerias, que nos permitam expandir a atuação global da BRF Ingredients”, completa Rubens. Outro caminho de crescimento é a conquista de novos clientes e, para isso, a empresa tem intensificado a participação em feiras especializadas, tais como, a VIV Asia e a Fenagra, principais eventos de nutrição animal da Ásia e da América Latina, respectivamente.

PRODUÇÃO

A primeira fábrica da BRF Ingredients foi inaugurada em 2017, no município de Concórdia, Santa Catarina. Com aporte de R$ 25 milhões, a unidade tem um processo produtivo inovador, que utiliza matéria-prima proveniente de outras atividades realizadas pela própria companhia, tais como, vísceras e penas. Além do portfólio de nutrição animal e food ingredients, a unidade fornece soluções para as frentes de nutrição em plantas e saúde e bem-estar. Atualmente, o portfólio de BRF Ingredients é comercializado em países das Américas, África e Ásia.